Plantio: Mato Grosso vai reduzir área de soja
A Agência Rural reduziu a estimativa da produção brasileira de soja na safra 2007/2008 em 400 mil toneladas (0,64%) para 62,4 milhões de toneladas. O ajuste foi provocado pela queda de 2,3% na projeção de área plantada em Mato Grosso, por causa dos problemas climáticos no início dos trabalhos de campo, em outubro. O plantio de soja no Estado agora está estimado em 5,59 milhões de hectares, ante 5,72 milhões de hectares projetados anteriormente. Com o ajuste no maior produtor brasileiro, a área brasileira recuou para 22,42 milhões de hectares.
De acordo com a AgRural as lavouras apresentam boas condições na maior parte do País. Os problemas, por enquanto, se restringem ao Rio Grande do Sul e a Mato Grosso. Os produtores gaúchos enfrentaram vendavais e até granizo nas duas primeiras semanas de novembro. As chuvas também provocaram erosão, mesmo nas áreas de plantio direto, implicando perdas de sementes e adubos.
Já os mato-grossenses estão às voltas com ataques de lagartas e vaquinhas (um tipo de praga), principalmente na região da Chapada dos Parecis. No leste de Mato Grosso, a preocupação é com a falta de chuvas, que dificulta o avanço do plantio.
Comentários