Júlio Campos deve anunciar aposentadoria já nesta 4ª
Júlio Campos pretende aproveitar a sessão extraordinária desta quarta (28) para comunicar oficialmente o seu pedido de aposentadoria. Ele resolveu se antecipar. Primeiro, para atender a uma solicitação, costurada nos bastidores pelo governador Blairo Maggi, no sentir de abrir caminho para nomeação do secretário de Fazenda, Waldir Teis, ao cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Segundo, para se preparar com vistas a disputar a Prefeitura de Várzea Grande em 2008.
Na sessão, o conselheiro dirá que resolveu entrar para a inatividade e, para isso, precisa que tanto o Ministério Público que atua junto ao TCE quanto os auditores apresentem-no todos os processos pendentes para limpar a pauta até a próxima semana. Júlio, que ainda teria direito a permanecer na ativa por alguns anos, deve se aposentar oficialmente na sessão do dia 11 ou 12 de dezembro. Até lá, todos os processos dos quais é relator precisam ser apreciados.
Já Ubiratan Tom Spinelli deixará o TCE na sessão ou de 4 ou 5 de dezembro. Sua vaga será ocupada pelo deputado estadual Humberto Bosaipo (DEM), que está no quinto mandato. Dessa forma, Júlio e Tom deixam o tribunal no início do próximo mês. Assim, as nomeações de Teis e Bosaipo devem ser feitas de uma só vez pelo governador Maggi. A posse, sem alarde, está agendada, em princípio, para o final de janeiro, ainda sob a presidência do conselheiro José Carlos Novelli.
(Atualização às 10h) - Vagas motivam debate na AL
Os deputados José Domingos (DEM) e Roberto França (sem partido) saíram em defesa do nome do colega Humberto Bosaipo para a cadeira de conselheiro do TCE, em sessão nesta quarta. Bosaipo vai assumir a vaga de Ubiratan Spinelli, que se aposenta até o próximo dia 12. Os deputados disseram que tanto para a cadeira de Spinelli quanto de Júlio Campos, que também deixará o TCE, cabe à AL fazer a indicação. Foi um recado ao governador Blairo Maggi, que já amarrou a cadeira de Júlio para o seu secretário de Fazenda, Waldir Teis, como sendo indicação do Poder Executivo. França disse até, num recado a Teis, mas sem citar nome, que "Bosaipo tem serviços prestados e merece a vaga de conselheiro, ao contrário de outros que não preenchem os requisitos exigidos pela Constituição". Só não mencionou os processos a que responde Bosaipo.
(Atualização às 10h20) - Riva reforça nome de Bosaipo
O primeiro-secretário, deputado José Riva (PP), ponderou que a única certeza é quanto à aposentadoria de Spinelli e que, portanto, seria necessário adiar a discussão sobre as vagas. Ele defendeu o nome de Bosaipo para o TCE. Segundo Riva, hoje a Assembléia tem direito a indicar 4 das 7 cadeiras e adiantou que logo uma das vagas ficará sob o Ministério Público e outra com auditores, mas após a regulamentação e o estágio probatório de 3 anos.
Comentários