Secretária-geral do Sintep/MT é eleita delegada para Conferência Nacional
A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, foi eleita delegada suplente pela Baixada Cuiabana para Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada em maio, em Brasília (DF).
A entidade participou de todas as edições das Conferências de Meio Ambiente realizadas no Estado, e no último evento, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, foi responsável pela coordenação da mesa, referente à temática das Mudanças Climáticas e ainda da Readequação do Código Ambiental do Estado de Mato Grosso.
No último encontro, o promotor Domingos Sávio introduziu o tema, falando sobre a metodologia da reestruturação do referido código. Para ampliar a discussão foi formado um grupo de trabalho específico, composto por várias instituições da Assembléia Legislativa (AL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Estadual (MPE). No entanto, os representantes não compareceram. “Como representantes da sociedade civil, sentimos a falta deste segmento neste GT, que visa reelaborar o Código Florestal tendo em vista os enormes problemas por que passa Mato Grosso em vista do desmatamento e queimadas”, destaca Keller.
Apesar de participar da Comissão Organizadora Estadual, sob coordenação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o sindicato percebeu problemas como centralização de informações acerca dos recursos, elaboração de materiais e falta de mobilização. “Geraram um certo desconforto no decorrer do processo desde as etapas regionais até a estadual”, afirmou.
As mudanças climáticas foram discutidas em quatro eixos temáticos: mitigação, adaptação, educação ambiental e disseminação.
Comentários