Distribuidores, contadores e partidores reunidos em encontro
De hoje até a próxima quarta-feira (28 de novembro), servidores representantes de todas as 79 comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso estarão reunidos no '1º Encontro Estadual dos distribuidores, contadores e partidores do Estado de Mato Grosso'. O evento acontece no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reúne 89 servidores. Há pelo menos um representante de cada comarca participando do evento, promovido pela Divisão de Treinamento e Desenvolvimento do TJMT.
De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, a iniciativa tem como objetivo principal promover melhorias na atuação funcional dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso. A qualificação profissional, prioridade da atual direção do TJMT, visa sanar falhas na prestação jurisdicional e corrigir eventuais desempenhos inadequados, além de buscar a padronização das atividades e melhoria no comportamento.
Busca-se, por meio do encontro, o alcance de diversos resultados específicos, entre eles, a padronização das atividades e a racionalização dos serviços desenvolvidos no Cartório Distribuidor, Contador e Partidor; a melhoria na qualidade dos serviços judiciais; o conhecimento e o aperfeiçoamento dos servidores na área técnica e a conscientização em relação às atividades que desenvolvem. "Os servidores serão orientados a assumir o compromisso com a sua função, com os seus colegas, superiores e, principalmente, com a sociedade", explicou a responsável pela divisão de treinamento, Jane Barbosa.
Na execução deste programa, haverá a participação de juízes, que se dispuseram a sistematizar de forma escrita os conteúdos inerentes às atividades dos servidores. Os magistrados procuraram apresentar enunciados de forma objetiva e clara, com sugestões concretas para o trabalho. "Em conjunto com os instrutores da área técnico-jurídica, será desenvolvido um trabalho na área comportamental com profissionais com larga experiência, que abordarão questões sobre qualidade no atendimento ao público, ética, liderança, motivação, trabalho em equipe e autoconhecimento", finalizou Jane Barbosa.
A programação, que se encerra às 18h de quarta-feira, conta com palestras sobre desenvolvimento potencial humano; apresentação do manual do distribuidor; contagem de custas e cálculo de dívida; procedimentos de arrecadação das custas processuais e taxa judiciária; procedimento de controle e aplicação de selos de autenticidade; conversão de ações; unificação de cadastros; prática da distribuição; consolidação das Normas da Corregedoria, entre outros.
Comentários