Mato Grosso é vanguarda no desenvolvimento sustentável no Brasil, diz ministro
O ministro concedeu entrevista coletiva à imprensa no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande e participa durante a tarde de encontros com equipe de governo e sociedade civil organizada. O eixo principal das discussões será discutir modelos econômicos que permitam a preservação da floresta amazônica e o crescimento da região.
Mato Grosso é um dos primeiros Estados brasileiros a receber a visita do ministro de Assuntos Estratégicos, ele tomou posse em julho deste ano e antes daqui visitou o Acre e Amazonas. Unger apresentou um plano de ação que prevê estratégias econômicas para a área desmatada da Amazônia, na busca de se evitar os erros econômicos do passado e com isso criar mais oportunidades econômicas para o pequeno produtor. Outra proposta econômica trata-se da parte preservada da Amazônia, onde a selva permanece em pé. “Temos que assegurar que a floresta em pé valha mais que a floresta derrubada”, comentou.
O ministro critica as duas possibilidades apontadas ora por ambientalistas, de que a Amazônia transforme-se num parque para o benefício da humanidade, e ora por defensores de que se desmate para atender o mercado e o desenvolvimento.
A justificativa da visita a Mato Grosso é exatamente por ser uma das grandes economias agrícolas do Brasil e do mundo, e tem desenvolvido projetos para avançar no aperfeiçoamento do modelo agrícola existente e na agroindustrialização.
Para o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, Mangabeira Unger veio ao lugar certo porque o Governo do Estado tem plano de gestão voltada ao grande, ao pequeno, com grandes projetos de agregação de valor. “Mato Grosso hoje é referência na agricultura sustentável, tanto que estamos mostrando ao mundo todo. Vamos destacar nessa visita do ministro os programas na área da verticalização agroindustrial e para o pequeno produtor, entre outros”, comentou Vettorato.
O secretário acredita que Mato Grosso colherá bons frutos com a visita do ministro. “Não se consegue planejar sem conhecer e todos que nos visitam transformam-se em defensores do Estado”, destacou.
Após a coletiva o ministro participou de audiência com o governador Blairo Maggi no Palácio Paiaguás.
A agenda do ministro em Cuiabá inclui ainda a discussão da política industrial de inclusão, a capacitação em ciência e tecnologia, a transformação do modelo pedagógico, a valorização do trabalho e do trabalhador, e a defesa da Amazônia e do território nacional. Estes temas fazem parte dos eixos de trabalho que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, incumbiu o ministro de executar ao convidá-lo para integrar sua equipe de governo.
No período da tarde Mangabeira Unger se reúne com secretários de Estado, presidente da Fiemt e da Famato. Logo após ele participa de reunião aberta com apresentação da área estratégica de Mato Grosso e apresentação do ministro Roberto Mangabeira Unger.
O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, também recepcionou o ministro e acompanhou a entrevista coletiva.
Comentários