MT debate energia e meio ambiente a partir desta terça-feira
O objetivo do seminário é promover o debate sobre o aproveitamento racional dos potenciais hidráulicos na geração de energia, levando em consideração a variável econômica, a inclusão social e as questões ambientais. Além disso, vai discutir a possibilidade da matriz energética brasileira para os próximos 10 anos e os procedimentos para licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos no Estado, visando fortalecer o licenciamento ambiental como instrumento de Gestão Ambiental.
O evento visa inserir na discussão a sociedade civil organizada, a comunidade acadêmica, pesquisadores, Ministério Público, gestores públicos, prefeitos, legisladores e empresários do setor elétrico.
Nos quatro dias de evento serão realizadas palestras, mesas redondas e mini-cursos. A abertura do seminário será no dia 27/11, às 19h.
Entre as palestras, Hélio Pereira, do Ministério do Meio Ambiente, vai falar sobre a “Compensação Ambiental Gerada pelos Empreendimentos Energéticos - Cobrança e Aplicações”. O “Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Energéticos no Estado de Mato Grosso” será debatido pelo superintendente da Suimis, Salatiel Alves de Araújo.
Também serão debatidos temas como “O setor energético no Estado de Mato Grosso – desafios e oportunidades”, “Outorga pelo uso da água no Estado de Mato Grosso - situação atual e desafios”, “Monitoramento da fauna em empreendimentos hidrelétricos e o avanço no conhecimento científico”, “Dispositivos de transposição de peixes em projetos hidrelétricos – eficiência e as experiências no Brasil”.
Serão realizados ainda três mini-cursos, com os seguintes temas: “Legislação Ambiental Aplicável ao Setor Elétrico”, “Metodologia de Elaboração de EIA/RIMA” e “Auditoria e Sistema de Gestão Ambiental”.
Comentários