Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 24 de Novembro de 2007 às 22:47

    Imprimir


O principal acionista do banco britânico Northern Rock advertiu hoje que votará contra qualquer oferta pelo banco que esteja abaixo do preço real da instituição financeira.

Philip Richards, diretor-executivo do fundo de investimentos de alto risco RAB Capital, que controla cerca de 7% do banco, anunciou que votará contra qualquer tentativa que procure "eliminar quase ou totalmente os acionistas".

"Principalmente quando sabemos que foram feitas duas boas ofertas que poderiam resultar em uma completa revalorização em benefício de todos os acionistas", disse Richards, citado hoje pela "BBC".

O alerta de Richards é dirigido ao Ministério das Finanças, cuja prioridade é recuperar os 25 bilhões de libras (35 bilhões de euros) de dinheiro público que foram emprestados ao banco para ajudá-lo a sair da crise.

Esta semana, o banco informou que recebeu várias ofertas de compra que, segundo analistas, subvalorizaram seu valor de mercado.

Entre as melhores propostas estão as do grupo Virgin e da empresa americana de capital risco JC Flowers.

Outras opções que estão sendo analisadas são a estatização do banco e a declaração de falência, com certeza a pior de todas, já que o Governo teria que devolver entre 15 bilhões e 20 bilhões de libras aos clientes.

Em setembro, o Northern Rock foi atingido pela crise das hipotecas americanas de alto risco, que impediu que a instituição contraísse novos empréstimos nos mercados internacionais, como fazia até então.

Milhares de clientes do banco correram então para tirar seu dinheiro do banco até que o Governo trabalhista, decidido a impedir que o pânico se alastrasse para todo o setor, anunciou publicamente que garantiria os depósitos dos clientes.

Segundo os analistas, os clientes do Northern Rock retiraram em torno de 2 bilhões de libras, e desde então o banco perdeu quase 90% de seu valor.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196990/visualizar/