PSDB já se reúne 2ª para discutir vaga de Chica
O Tribunal Regional Eleitoral nem publicou o acórdão sobre a cassação de Chica Nunes e a cúpula do seu partido, o PSDB, já marcou reunião para segunda (26). Quer definir logo quem será o suplente a ocupar a cadeira na Assembléia. Eleita com 27.648 votos, a parlamentar teve seu mandato cassado pelo TRE por captação de sufrágio (compra de votos), gastos ilícitos de recursos e propaganda eleitoral irregular em decorrência de fornecimento de remédios e cobertores.
A reunião, sem local e horário definido para ocorrer, será conduzida pelo presidente regional, prefeito de Cuiabá Wilson Santos. Conversas telefônicas entre lideranças e os prováveis substitutos de Chica já acontecem nos bastidores e, tudo indica que o suplente Valdinei Yori deva mesmo ocupar a cadeira, não no lugar de Chica, mas sim do deputado licenciado e atual secretário de Saúde, Guilherme Maluf.
Em substituição a Chica deve ser efetivado o primeiro suplente Carlos Avalone, ex-secretário de Indústria, Comércio e Mineração do governo Dante de Oliveira (1995/2002). Avalone já ocupa a cadeira de parlamentar. Ele substitui Maluf, que foi eleito com 23.189 votos. O segundo suplente é Carlos Carlão do Nascimento, também secretário de Cuiabá. Ele comanda a Educação e garante estar na condição de elegível, apesar de enfrentar processo na Justiça Eleitoral. Mas Carlão afirma que está comprometido com a gestão Santos até o fim de 2008.
Abre-se, então, chance para o terceiro suplente Valdinei Yori, que saiu das urnas de 2006 com 6.922 votos. Em entrevista ao RDNews, Valdinei declara que está triste com a cassação da colega Chica e, ao mesmo tempo, pronto para atuar como deputado. “Vamos nos reunir na segunda para ouvir os outros interessados na vaga. Se o partido definir meu nome é óbvio que vou desenvolver o trabalho como deputado”, afirma o suplente. “Todos nós tucanos estamos aborrecidos, ainda mais porque foi ela (Chica) quem puxou o partido para cima, não só nas urnas, mas também nas ações”, diz Valdinei Yori.
Comentários