Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Novembro de 2007 às 16:27
Por: Débora Lemos

    Imprimir


Com a participação maciça da sociedade dos municípios da região do Alto Rio Paraguai, o deputado Zé Domingos Fraga (DEM) realizou na Câmara Municipal de Alto Paraguai, na tarde desta quinta-feira 22, uma audiência pública para debater a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Alto Paraguai e suas conseqüências como incremento no desenvolvimento econômico e social e implicações na região.

O objetivo do debate foi definir juntamente com a população uma política estratégica de desenvolvimento econômico e social para os municípios envolvidos na APA.

A região do Alto Rio Paraguai é formada pelas cidades de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, São José do Rio Claro e Tangará da Serra , localizada na região Sudoeste do estado , com uma população de cerca de 234.796 habitantes.

Essa região sofreu um grande processo migratório devido aos garimpos nos anos 50, porém com a política de governo de desenvolver o norte do estado de Mato Grosso e com o fim da extração de pedras preciosas, no meados dos anos 70 estes municípios começaram a padecer com a falta de infra-estrutura e projetos de sustentabilidade econômica.

De acordo com o democrata Zé Domingos, autor do requerimento da audiência, a intenção foi potencializar as aptidões positivas destas cidades e criar novas perspectivas para a população destes locais. “A região cresce de maneira desenfreada e cada vez mais se abrem novas fronteiras agrícolas, exploração de madeira e abertura de novas áreas de plantio causando enorme prejuízo ao meio ambiente. Por isso, é necessário nos posicionarmos e agirmos em consonância com o meio ambiente, agora nosso foco está voltado para a área de Preservação Ambiental do Rio Alto Paraguai”, explicou.

Segundo dados da Fundação Brasil em 2000, e para se entender melhor a região do Alto do Rio Paraguai, 69,6% da renda dos habitantes eram provenientes do seu trabalho e 8,6% eram oriundas de transferências governamentais (exemplo aposentadoria ou pensão). A concentração de renda dos 10% mais ricos da população era de 44,9% do total da renda da região, número este inferior à média do Estado de Mato Grosso e do Brasil no mesmo ano.

AVANÇOS - Além do deputado Zé Domingos, estiveram presentes na audiência pública o deputado Erival Capistrano; os secretário de estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan; de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, além de uma técnica da Coordenadoria de Agroextrativismo do Ministério de Meio Ambiente, Antonia Samir.

O secretário Furlan explanou sobre o redirecionamento de investimentos públicos e privados para o desenvolvimento sustentável da região da Área de Preservação Ambiental do Alto Rio Paraguai. “A nossa intenção é reduzir as desigualdades sociais, promover o desenvolvimento sustentável da economia, fortalecendo a competitividade, a diversificação e a participação das micro e pequenas empresas”, salientou.

Zé Domingos explicou que a APA não tem o intuito de impedir a instalação de empreendimentos, mas analisar de forma segura qual o tipo de empresa pode ser instalado e que comungue com ações de preservação, uma das preocupações da comunidade presente do evento.

A técnica do Ministério do Meio Ambiente Antonia Samir que se sensibilizou com a situação da região, explicou que a APA veio para mostrar para a região as suas potencialidades e o que pode ser feito para a geração de emprego e renda. “Coloquei-me a disposição para capacitar e ajudar na elaboração de projetos para a aquisição de recursos para as organizações e ou associações que tem a iniciativa de abrir um negócio”, destacou.

Para finalizar o debate, o parlamentar ressaltou que a APA veio para ser um instrumento facilitador para um desenvolvimento sustentável, equilibrado sócio-econômico e também ambientalmente correto.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197174/visualizar/