Mato Grosso teve 14 casos de dengue hemorrágica este ano
A Secretaria de Estado de Saúde registrou 18.343 notificações de dengue em Mato Grosso, entre janeiro e a primeira semana de novembro. Dessas, foram confirmados 14 casos de febre hemorrágica de dengue (FHD), dos quais sete evoluíram para cura e sete para óbito.
A superintendente de Vigilância em Saúde (Suvsa), Maria Conceição Encarnação Villa, disse que “a SES vai investir na capacitação dos médicos e técnicos de Saúde envolvidos no controle da dengue, na capital e no interior do Estado, no intuito de coibir a morte por febre hemorrágica de dengue (FHD) e preconizar o diagnóstico preciso da doença nos municípios. As ações de capacitação, que incluem oficinas de atualização, tiveram início em outubro e continuam em novembro, dezembro e vão até janeiro de 2008”.
A SES acompanha, também, o processo de validação do plano estadual de contingência 2007/2008 e continua monitorando, semanalmente e através de planilhas paralelas, os casos notificados de dengue clássica, FHD e outras complicações.
De 26 a 30 de novembro, a secretaria realiza capacitação para supervisores de campo, dirigida à profissionais dos municípios de abrangências dos ERS de Alta Floresta e Colíder.
Comentários