Empaer lança calendário agrícola para Mato Grosso
O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, fala que o calendário agrícola vem atender as necessidades dos produtores. Ele considera, sendo mais um instrumento de consulta que fornece detalhadamente a forma correta de cultivar mais de 20 culturas no Estado de Mato Grosso. "O calendário foi elaborado com o objetivo de orientar a melhor época para realizar as atividades agrícolas em cada fase da cultura", informa Marinho.
O calendário tem formato de um cartaz e mede 65 centímetros de altura por 45 centímetros de comprimento. Poderá ser afixado na parede e estará à disposição do agricultor ainda neste mês de novembro. Segundo Marinho, as culturas escolhidas foram: arroz, abacaxi, algodão, banana, cana de açúcar, citros, coqueiro, caju anão, café, feijão, guaraná, melancia, milho, safrinha, mandioca, maracujá, mamão, seringueira, sorgo safrinha, soja e uva.
No calendário constam também recomendações técnicas para bovinocultura e eqüinocultura e apresenta os meses corretos para vacinar os animais contra as doenças: aftosa, carbúnculo sintomático, gangrena gacional, brucelose, raiva, tétano, gripe eqüina e outros. Para produção de alevinos, tem informações desde a escolha da área, levantamento, reprodução, alevinagem,fertilização,alimentação,manejo, cadastramento até a comercialização. "Queremos com isso o fortalecimento da agricultura proporcionando ao pequeno e médio produtor lucro e boas safras", conclui o diretor.
Comentários