Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 21 de Novembro de 2007 às 17:55
Por: Rosana Persona

    Imprimir


O planejamento do plantio, vacinação, vermifugação dos bovinos, eqüinos e reprodução dos alevinos ficou mais fácil. Os extensionistas e pesquisadores da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) elaboraram para o produtor rural um calendário agrícola com informações técnicas a serem executadas a cada mês, ou seja, de janeiro a dezembro. Esse trabalho possui orientações de plantio, tratos culturais, adubação, início da colheita, secagem, transporte, tipo de vacina e local a ser aplicado no animal, período de imunidade e muito mais.

O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, fala que o calendário agrícola vem atender as necessidades dos produtores. Ele considera, sendo mais um instrumento de consulta que fornece detalhadamente a forma correta de cultivar mais de 20 culturas no Estado de Mato Grosso. "O calendário foi elaborado com o objetivo de orientar a melhor época para realizar as atividades agrícolas em cada fase da cultura", informa Marinho.

O calendário tem formato de um cartaz e mede 65 centímetros de altura por 45 centímetros de comprimento. Poderá ser afixado na parede e estará à disposição do agricultor ainda neste mês de novembro. Segundo Marinho, as culturas escolhidas foram: arroz, abacaxi, algodão, banana, cana de açúcar, citros, coqueiro, caju anão, café, feijão, guaraná, melancia, milho, safrinha, mandioca, maracujá, mamão, seringueira, sorgo safrinha, soja e uva.

No calendário constam também recomendações técnicas para bovinocultura e eqüinocultura e apresenta os meses corretos para vacinar os animais contra as doenças: aftosa, carbúnculo sintomático, gangrena gacional, brucelose, raiva, tétano, gripe eqüina e outros. Para produção de alevinos, tem informações desde a escolha da área, levantamento, reprodução, alevinagem,fertilização,alimentação,manejo, cadastramento até a comercialização. "Queremos com isso o fortalecimento da agricultura proporcionando ao pequeno e médio produtor lucro e boas safras", conclui o diretor.





Fonte: Empaer-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197544/visualizar/