Ministro debate em Mato Grosso instalação de novas hidrelétricas
O objetivo é promover o debate sobre o aproveitamento racional dos potenciais hidráulicos na geração de energia, levando em consideração a variável econômica, a inclusão social e as questões ambientais. Além disso, vai discutir a possibilidade da matriz energética brasileira para os próximos 10 anos e os procedimentos para licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos no Estado, visando fortalecer o licenciamento ambiental como instrumento de gestão ambiental.
O evento visa inserir na discussão a sociedade civil organizada, a comunidade acadêmica, pesquisadores, Ministério Público, gestores públicos, prefeitos, legisladores e empresários do setor elétrico. Nos quatro dias, serão realizadas palestras, mesas redondas e mini-cursos.
Entre as palestras, o ministro Nelson Rubner vai falar sobre a “matriz energética brasileira/Estado de Mato Grosso - potencial, demandas e desafios para o futuro”, no dia 28, a partir das 8h. O diretor da Aneel vai proferir palestra sobre a “a regulação atual do setor elétrico brasileiro”, também no segundo dia do evento.
Hélio Pereira, do Ministério do Meio Ambiente, vai falar sobre a “compensação ambiental gerada pelos empreendimentos energéticos - cobrança e aplicações”. O “licenciamento ambiental de empreendimentos energéticos no Estado de Mato Grosso” será debatido pelo superintendente da Suimis, Salatiel Alves de Araújo.
Serão realizados ainda três mini-cursos.
Comentários