Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Novembro de 2007 às 09:22
Por: Ligiani Silveira

    Imprimir


O Projeto da NF-e é uma iniciativa da Secretaria da Receita Federal, em parceria com as Secretarias de Fazenda dos Estados e grandes empresas voluntárias. A sistemática trará benefícios efetivos a contribuintes, contabilistas e administrações tributárias, como redução de custos de impressão e aquisição de papel; simplificação de obrigações acessórias, como, por exemplo, dispensa de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF); redução de tempo de parada de caminhões em postos fiscais de fronteira; eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias; melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os Fiscos; diminuição da sonegação e aumento da arrecadação. “A Nota Fiscal Eletrônica vai simplificar o dia-a-dia das empresas e de seus clientes”, comenta Álvaro Bahia.

Atualmente, seis Estados já autorizam a emissão da NF-e: São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Maranhão e Minas Gerais. Outras oito unidades da federação estão em processo de implantação da sistemática: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Pará, Rondônia e Paraná, além do Distrito Federal.

Em todo o Brasil, a NF-e já está sendo emitida por 50 empresas e outras 50 estão em fase de homologação de suas operações. Até o momento, mais de 1,9 milhão de notas eletrônicas já foram emitidas, totalizando R$ 16 bilhões. “A implantação (obrigatoriedade) para os outros setores será gradual”, ressalta Álvaro Bahia.





Fonte: Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197905/visualizar/