Prefeitos contestam o resultado do Censo- 2007
Dezessete prefeitos mato-grossenses constestam o resultado do censo populacional divulgado esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e já começaram um novo levantamento para ingressar com um recurso administrativo. Segundo o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, o Cidinho(DEM), os gestores estão preocupados com os dados porque trazem impactos e perdas de recursos do Fundo de Participação dos Municípios. As prefeituras têm até o próximo dia 23 para recorrer contra os dados preliminares do IBGE.
"O levantamento já está sendo feito com base na quantidade de alunos matriculados nas escolas e números de atendimentos nos centros de saúde. A pesquisa será feita nos cartórios de registros para saber quantas crianças nasceram de 2000 para cá", explica Cidinho. Ele conta que os prefeitos levaram um susto, pois esperavam um aumento do número de habitantes bem maior que o divulgado. "Lucas do Rio Verde, por exemplo, teve um crescimento econômico visível . No entanto, não houve avanço na quantidade populacional apresentada pelo IBGE".
Não é apenas Mato Grosso que se mostra surpreso com o resultado do censo, já que o país possui praticamente seis milhões de habitantes a menos do previsto. De acordo com o IBGE, o Brasil tem hoje 183,88 milhões, enquanto o número estimado era de 189,9 milhões de habitantes - leia mais aqui sobre dados dos outros Estados.
Os 17 municípios mato-grossenses que mais reclamam do novo censo do IBGE são: Acorizal, Araputanga, Arenápolis, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juscimeira, Luciara, Nova Guarita, Pontal do Araguaia, Rondolândia, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo, Tesouro e Vale de São Domingos.
Abaixo o número de habitantes dos 141 municípios de MT, segundo o Censo-2007.
http://www.rdnews.com.br/noticia.php?cod=4350
Comentários