Museu Histórico de MT prepara exposições temáticas para 2008
O Museu Histórico de Mato Grosso (MHMT) fechou as estimativas de público visitante de 2007. Desde janeiro passado, aproximadamente 9 mil pessoas entraram em contato com os objetos e documentos históricos pertencentes à instituição. Agora, a preocupação da instituição é com as atividades para o próximo ano. A exemplo das atividades desenvolvidas este ano, já estão pré-agendadas para 2008 quatro exposições temáticas.
Em 2007, programações especiais aproximaram o Museu da população. De 14 a 18 de maio, o Museu Histórico recebeu a visita de instituições de ensino da rede pública e privada especialmente para a programação que celebrou o Dia Internacional de Museus (18 de maio). O MHMT realizou, durante o evento, uma exposição de cerâmica indígena das tribos Bororo, Kadiweu e Terena, e exibiu três documentários que tratam da história do estado.
Entre os eventos que fizeram parte da programação deste ano, está a palestra “Aquecimento Global e suas Conseqüências para o Meio Ambiente”, com o palestrante Francisco Paroli (Profº de Biologia - SEMA), que ocorreu por ocasião da Primavera dos Museus.
A Semana de Museus e a Primavera dos Museus foram ações implementadas pelo Ministério da Cultura para popularizar o acesso às instituições museológicas, a fim de que o conhecimento histórico e cultural possa ser compartilhado. Outras ações promovidas pela gerência de museologia da Secretaria de Estado de Cultura atuaram neste sentido, como a exposição “Festividades de São Benedito”, que retratava os 70 anos de história da festa mais antiga de Cuiabá através de registro fotográfico. Quarenta retratos que foram recolhidos e doados por Renato Calhao ficaram expostos de Julho a Agosto nos corredores do Museu.
A gerente do museu, Silvania Weisemann, avalia como positiva as ações desenvolvidas em 2007 pela entidade, mas vê a necessidade de mais eventos de aproximação com a comunidade. “O Museu Histórico oferece à sociedade um espaço moderno e dinâmico para desenvolver as ações museológicas e possibilitar maior acesso ao conhecimento do patrimônio cultural do Estado. Temos como um dos objetivos para 2008, estimular as manifestações culturais de Mato Grosso, procurando sempre diversas expressões de suas raízes, com o intuito de despertar o interesse de estudantes, turistas e a população cuiabana em geral”, declarou Silvania.
Para o ano que vem, quadros do pintor Moacyr Freitas que contemplam cenas da memória de Cuiabá e de Mato Grosso estarão expostos nos meses de março e abril. Segundo estimativas da gerência de museologia, em maio a vida de Dom Aquino Corrêa é o tema de outra exposição. Para setembro, a independência do Brasil ganhará destaque com outra mostra de fotos e imagens. E para outubro o tema é Cinema em Mato Grosso comemorando 100 anos da primeira exibição cinematográfica do Estado.
O espaço conta com 9.500 peças, sendo seis mil fotos e 3.500 peças históricas e artísticas como mobiliário, armamento, numismática (coleção de cédulas, moedas e medalhas), objetos pessoais e de decoração, condecorações, documentos textuais, cartográficos e iconográficos, entre outros.
HISTÓRICO
A atual sede – prédio Thesouro do Estado - foi criada em 29 de agosto de 1896, após a Proclamação da República, e abrigou a Thesouraria Provincial (Contadoria Provincial) de Mato Grosso. A obra foi iniciada no Governo do Presidente Dr. Antônio Corrêa da Costa pelo empreiteiro Giuliano Capriata. Com a reforma do prédio todas as características das telhas foram recuperadas em seu estilo colonial. E houve ainda, uma adequação do espaço para portadores de necessidades especiais.
O Museu Histórico foi inaugurado em 12 de agosto de 1978, e retrata o Estado de Mato Grosso desde o período colonial à República. Todo acervo está distribuído por época e assunto propiciando ao visitante maior conhecimento da história de Mato Grosso.
Comentários