Estado é parceiro na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
Com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Pele a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realiza no dia 24 de novembro, a partir das oito horas da manhã, no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), situado na Avenida Prainha, a 9ª edição da Campanha Nacional de Prevenção e Controle do Câncer de Pele. A ação acontecerá também no município de Várzea Grande, no Centro de Especialidades, no mesmo horário.
“Essa ação acontece paralelamente nos outros Estados como forma de mobilizar toda a população para esse grave problema que vem acometendo grande número de pessoas”, destacou o membro da coordenação da Campanha Regional 2007 e médico dermatologista, Roque Rafael de Oliveira Neto.
A campanha tem como meta fornecer informações esclarecedoras e educativas sobre as formas de prevenção para o câncer de pele e alertar a população sobre os riscos da doença. Será oferecido ao público visitante, gratuitamente, orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença além da distribuição de protetores solar.
“Para facilitar e incentivar o acesso à campanha, a SBD disponibilizou um serviço de informações gratuito: o usuário liga para 0800 7212200, digita o CEP de sua localidade e lhe é indicado o posto de atendimento mais próximo”, informou o médico.
O médico dermatologista explica que, além de dar orientações sobre como se proteger do sol, os médicos irão examinar a pele para diagnosticar sinais precoces da doença. Caso seja detectada alguma lesão suspeita, o paciente receberá tratamento no próprio local de atendimento. “Em casos mais graves e complicados o paciente será encaminhado para o ambulatório especializado do Cermac para tratamento específico para cada necessidade”, salientou Roque de Oliveira. “Lembrando sempre que em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência”.
A expectativa é que cerca de 1.000 pessoas sejam atendidas nesse dia em todo o Estado. De acordo com o médico, na campanha de 2006 mais de 800 pessoas foram orientadas e tratadas. Para a ação, cerca de 12 profissionais da área dermatológica estarão a disposição da população para atendimento.
“Na campanha passada só em Cuiabá foram mais de 200 pessoas atendidas. Estamos preparando toda uma estrutura para bem atender a população e aguardamos o maior número de pessoas esse dia no Cermac”, destacou Roque de Oliveira. Além de Cuiabá e Várzea Grande, a campanha acontecerá também nos municípios de Primavera do Leste, Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças.
Dentre os tumores existentes, o câncer de pele é o primeiro no ranking mundial, sendo a Austrália a primeira da lista. No Brasil o quadro se repete. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o de maior incidência (24,7%) e a previsão é que, até o final de 2007, mais de 122 mil novos casos sejam notificados. Em Mato Grosso, de acordo com a coordenadoria Estadual de Controle e Prevenção do Câncer, dados de 2003 registraram 1.096 casos de câncer de pele.
CÂNCER DE PELE- Exposição excessiva ao sol, principalmente por quem tem a pele clara, olhos e cabelos claros, muitas pintas, história de câncer da pele na família, queimaduras anteriores pelo sol e sardas são fatores susceptíveis ao envelhecimento e maiores serão as chances da pessoa desenvolver a doença.
O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado de células que compõe a pele, os sinais para reconhecimento de possível câncer de pele são o crescimento na pele de aparencia elevada, mancha ou “pintas” que mudam de cor e tamanho, além de feridas ou verrugas que apresentam coceiras, erosões e sangramentos.
Contudo alguns cuidados poder ser adotados para prevenção, como: Evitar a exposição ao sol da 10h às 16h, fazer uso de chapéu, guarda-sol e filtros solares durante exposição ao sol, evitar constante bronzeamento artificial. “Com isso podemos concluir que se houver proteção solar o mais cedo possível, o câncer da pele não existirá", afirma o médico dermatologista.
CERMAC- O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) dentre os diversos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde, mantém em funcionamento desde 2004, o Ambulatório de Dermatologia. As especialidades ofertadas aos usuários são: Cirurgia Dermatológica, Pé em Risco, Cirurgia Vascular, Clínica da Dor e Cirurgia de Reabilitação da Hanseníase.
Atualmente, o ambulatório conta com o atendimento de doze profissionais, entre dermatologistas, cirurgiões vasculares, anestesiologistas e ortopedistas. O serviço tem capacidade de atendimento para 100 consultas por mês. O ambulatório de dermatologia realiza o diagnóstico, tratamento clínico e a biópsia.
O Centro oferece, ainda, atendimento de especialidades de média e alta complexidade que nunca foram oferecidas no SUS em todo o país, como Terapia Sexual, Clínica da Dor (que atende a pacientes que sofrem de dor crônica), o Ambulatório do Pé Em Risco (que trata de pacientes com alterações vasculares e que têm comprometimento dos membros inferiores).
Oferece ainda serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia e cuidado aos portadores de DST/AIDS, diagnóstico precoce do câncer, combate à tuberculose e hanseníase, cirurgia vascular, exames de raios-x, ultra-som e ecocardiografia.
Os pacientes atendidos pelo Cermac são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, policlínicas e centros de saúde sendo regulados pela Central Estadual de Regulação (CER). O Centro de Referência fica na Rua Thogo Pereira, esquina com Avenida da Prainha, bairro do Porto, em Cuiabá.
Comentários