Serviços de bancos frustram os clientes, diz Idec
A escolha dos bancos teve como base as dez primeiras instituições com mais de 1 milhão de clientes no ranking das mais reclamadas elaborado pelo Banco Central (BC). Delas foram escolhidas oito: ABN Amro Real, Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), HSBC, Itaú, Santander e Unibanco.
No contrato de abertura de conta, a falha mais grave, na avaliação do instituto, é a falta da entrega de uma cópia assinada pelo banco ao cliente. "Essa é uma exigência que não foi cumprida por todos os bancos”, diz Marcos Diegues, gerente jurídico do instituto.
A venda casada (em que se condiciona a abertura da conta à aceitação de outros produtos bancários), proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), também foi detectada pelos pesquisadores nas tentativas de “empurrar” produtos. "Aqui, a ação está ligada muitas vezes ao cumprimento de metas”, explica Diegues.
Comentários