Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 16 de Novembro de 2007 às 00:47

    Imprimir


Falta de entrega de cópia do contrato de abertura de conta corrente e tentativa de venda casada são, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), os principais problemas encontrados na hora da abrir conta em banco. As falhas foram identificadas em um "test-drive" de pesquisadores da entidade. Entre o início de maio e o início de agosto, eles abriram, movimentaram e encerraram contas em oito instituições financeiras. A conclusão do Idec: a prestação de serviço pelos bancos deixa a desejar.

A escolha dos bancos teve como base as dez primeiras instituições com mais de 1 milhão de clientes no ranking das mais reclamadas elaborado pelo Banco Central (BC). Delas foram escolhidas oito: ABN Amro Real, Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), HSBC, Itaú, Santander e Unibanco.

No contrato de abertura de conta, a falha mais grave, na avaliação do instituto, é a falta da entrega de uma cópia assinada pelo banco ao cliente. "Essa é uma exigência que não foi cumprida por todos os bancos”, diz Marcos Diegues, gerente jurídico do instituto.

A venda casada (em que se condiciona a abertura da conta à aceitação de outros produtos bancários), proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), também foi detectada pelos pesquisadores nas tentativas de “empurrar” produtos. "Aqui, a ação está ligada muitas vezes ao cumprimento de metas”, explica Diegues.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198263/visualizar/