Lula inclui Linhão de MT em programa de desestatização
Por decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu hoje no Programa Nacional de Desestatização (PND) o projeto do trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro. Na semana passada, o Conselho Nacional de Desestatização (CND) já havia recomendado a inclusão da linha no PND. O decreto presidencial publicado hoje apenas confirma que, de fato, o projeto do trem-bala será tocado com a participação da iniciativa privada.
O governo já vem anunciando há meses que pretende fazer do projeto do trem uma concessão à iniciativa privada, que seria responsável pela construção e operação da linha. Estima-se que a obra, de 412 quilômetros, exigirá investimentos de cerca de US$ 9 bilhões.
Além do trem-bala, o decreto do presidente Lula inclui no PND o trecho da BR-040 entre Sete Lagoas (MG) e Brasília. Em outro decreto, publicado também na edição de hoje do Diário Oficial da União, o presidente Lula inclui no PND também o projeto de construção da linha de transmissão de energia elétrica Parecis (MT)- Maggi (MT). A linha deverá ser incluída nos próximos leilões de linhas de transmissão. O governo já anunciou que pretende realizar dois leilões desse tipo no próximo ano.
Comentários