PSB quer comandar Secretaria de Ciência e Tecnologia de MT
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) promete brigar pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia que tem hoje à frente o deputado estadual Chico Daltro (PP). O presidente do diretório regional da legenda, deputado federal Valtenir Pereira, defende que o PSB pode fortalecer o setor em Mato Grosso, uma vez que o Ministério da Ciência e Tecnologia já pertence ao partido.
Além da questão do Ministério, o outro ingrediente que está motivando a corrida à historicamente desprestigiada Ciência e Tecnologia é o fato de a bancada de Mato Grosso ter acordado uma emenda conjunta em torno de R$ 40 milhões ao Orçamento Geral da União (OGU) para a pasta em 2008, valor muito superior ao seu orçamento anual.
Na última segunda-feira, Valtenir se reuniu com o governador Blairo Maggi (PR) para tratar da questão. É que no início do mandato, ficou definido que cada parlamentar da bancada teria direito a 10 cargos no governo do Estado, além de cinco por partido. No entanto, o PSB reclama que a promessa não foi cumprida e até agora a legenda tem apenas um cargo de maior representatividade: de presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), sob o comando de Teodoro Lopes, o Doía.
“O governador se mostrou espantado quando eu comentei dos cargos, porque não sabia da não-nomeação. Em nível nacional, o partido já comanda o Ministério e em outros estados existem situações como a nossa que estão dando certo”, disse Valtenir. Em caso de ter de escolher entre os dois cargos, o PSB deverá optar pela Secretaria, uma vez que tem mais visibilidade política e está diretamente ligada ao Ministério.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, haverá um encontro dos diretórios municipais do PSB e o deputado já deu início às articulações para que alguém do Ministério da Ciência e Tecnologia venha a Cuiabá para fazer uma palestra para a militância. A proposta é expor o trabalho desenvolvido no Brasil e os projetos para Mato Grosso.
Comentários