Ministra Marina Silva abre a II Conferência Estadual do Meio Ambiente
O evento antecede a realização da III Conferência Nacional do Meio Ambiente – III CNMA que será realizada em Brasília, de 08 a 11 de maio de 2008. Durante a Conferência Estadual serão eleitos 30 delegados que participarão da Plenária Final da III CNMA, que enviarão propostas para contribuir na construção da Política e do Plano Nacional de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, tanto para o Estado, quanto para a União.
O evento também tem como meta firmar a II Conferência Estadual do Meio Ambiente como uma instância de tomada de decisões orientadoras das Políticas Públicas Ambientais, apontar políticas públicas necessárias à sustentabilidade de forma integrada para os níveis municipal, estadual e federal e apresentar propostas referentes a readequação do novo Código Ambiental do Estado do Mato Grosso.
A realização da Conferência foi definida por meio do Decreto n° 644, de 21 de agosto de 2007, assinado pelo governador Blairo Maggi. A conferência é um foro de debates aberto a todos os segmentos da sociedade e visa construir um espaço de convergência social, para a formulação e construção de uma Política Nacional do meio ambiente, por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular.
De setembro ao início de novembro foram realizadas as conferências regionais que mobilizaram os municípios de todo o Estado de Mato Grosso com a participação aproximada de 1200 conferencistas, dentre os quais 216 foram eleitos como representantes convidados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente.
Credenciamento
O credenciamento para os conferencistas será realizado das 8h até as 18h do dia 21 de novembro, no local do evento ou nos links disponibilizados nos sites, das instituições membros da Comissão Organizadora.
As inscrições para convidados e observadores serão estendidas até as 11h do dia 22 de novembro de 2007. Até o dia 20/11 as inscrições poderão ser realizadas pelo site www.sema.mt.gov.br. A ficha de inscrição está disponibilização no pop up do site.
O conferencista receberá no ato de seu credenciamento cópia do material a ser discutido na Conferência Estadual, e proposta do Regimento Interno.
História
Em 2003, a I Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) mobilizou cerca de 65 mil pessoas, sendo que da etapa nacional participaram 1700 delegados - natos e eleitos - e convidados. No ano de 2005, foram realizadas 159 atividades preparatórias com 1.188 municípios envolvidos, mobilizando 86 mil participantes.
O objetivo é envolver a população na construção de políticas públicas de meio ambiente e no controle social das ações desenvolvidas pelo governo e setores da sociedade. Sua organização é antecedida de conferências Municipais, Regionais, Estaduais, Distrito Federal e Setoriais marcadas para os meses de Julho a dezembro em todo o país.
Estão convidados a participar desta conferência, representantes da comunidade científica (professores, centros de pesquisa); povos indígenas; comunidades tradicionais; comunidades quilombolas; ONGs ambientalistas; movimentos sociais; sindicatos; setor empresarial; governos federal, estaduais e municipais; poderes legislativo e judiciário.
Comentários