Apiacás tem contas aprovadas pelo TCE
Em seu voto, o conselheiro relator fez algumas recomendações ao atual gestor do Município de Apiacás, entre elas que encaminhe ao Tribunal de Contas os documentos referentes aos balancetes e informes do LRF Cidadão dentro do prazo legal e que implante o Sistema de Controle Interno da Prefeitura.
Conforme o relatório da equipe técnica, das 10 impropriedades preliminarmente apresentadas, cinco foram sanadas após a defesa da gestora. As cinco que permaneceram estão diretamente ligadas à inobservância as normas essenciais que regem a administração pública como a remessa com atraso da LOA, LDO, dos balancetes mensais, do balanço anual e das informações do Sistema LRF-Cidadão.
Por outro lado, a Prefeitura de Apiacás cumpriu com a legislação ao aplicar na Saúde e Educação os percentuais mínimos exigidos e não ultrapassar limite o máximo para gastos com Pessoal.
Desta forma, na área da Educação os recursos aplicados pelo Município na Manutenção e no Desenvolvimento do Ensino foram o equivalente a 27,75%, no Ensino Fundamental o percentual atingiu 25,82% e na Remuneração dos Profissionais do Magistério o valor correspondeu a 62,48%.
Nas ações e nos serviços públicos de Saúde o Município aplicou o equivalente a 28,14% do produto da arrecadação dos impostos. Já a despesa com pessoal do Executivo Municipal foi de 39,82% do total da receita corrente líquida.
Comentários