Deputado rebate matéria do Fantástico
O deputado Alexandre Cesar (PT) criticou reportagem do Fantástico exibida no último domingo (11 de novembro), que coloca a educação pública de Mato Grosso entre as piores do país. O parlamentar considera ‘temerário’ esse tipo de avaliação, sem cunho científico, e que mesmo assim estabeleceu ranking, nominou instituições e expôs alunos. “Estou mais preocupado com esses alunos, que nas escolas onde estudam estão sendo alvos de chacota”, destaca.
Na avaliação do parlamentar, ao divulgar a matéria, a emissora (Rede Globo) não foi responsável e também não demonstrou estar preocupada com a educação. “A matéria foi feita sem base científica e sem o conhecimento dos alunos e das instituições que estavam sendo avaliados”, lembra o deputado, acrescentando que as escolas só souberam do ocorrido quando foram procuradas pela produção do programa. Participaram da avaliação dez alunos do 3º ano das Escolas Estaduais Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e Presidente Médici.
Alexandre Cesar diz que é preciso reconhecer que a educação em Mato Grosso tem problemas graves, mas que eles estão sendo enfrentados pela equipe de governo. “Além de não ajudar em nada a resolver o problema, essa ação ‘põe por terra’ os indicadores que mostram que estamos na média nacional, ou próximos dela”.
Conforme a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a média nacional da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006 foi de 39,5; Na Escola Liceu Cuiabano foi de 38,94; e na Escola Presidente Médici a média foi de 36,03. Observa-se que os resultados do Enem nas duas escolas estão próximos da média nacional.
A Seduc ressalta ainda que a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é de 3,8; a de Mato Grosso é de 3,6; O índice do Liceu Cuiabano é de 3,9 (maior que a média nacional) e a do Presidente Médici, 2,7.
Ex-aluno do Presidente Médici, o deputado Alexandre Cesar sentiu-se ‘incomodado e agredido’ com a reportagem, assim como toda a comunidade escolar das duas instituições de ensino.
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