Missão de MT conhece experiências de desenvolvimento regional na França
A comitiva iniciou na Bretanha, região ao Norte da capital francesa, as visitas a pequenas cidades que desenvolvem projetos e ações de desenvolvimento regional e sustentável. O Governo do Estado também está divulgando o programa MT Regional e as atividades dos 14 consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócio-ambiental, em parceria com a Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM) e instituições como o Banco do Brasil.
Nesta segunda-feira, a comitiva se reuniu com representantes do Conselho Regional da Bretanha, que trabalha com a elaboração de políticas públicas para a região, nos moldes do MT Regional. O vice-governador e o secretário Vettorato apresentaram ao vice-presidente da Agenda 21, Pascale Logete e o conselheiro econômico e social, Alain Yvergnaux as potencialidades de Mato Grosso, a política dos consórcios intermunicipais e as ações integradas promovidas pelo Governo, tanto em políticas públicas voltados ao desenvolvimento como as ações ambientais.
Para Silval Barbosa, a troca de experiências com outros municípios que tenham implantado processos de planejamento estratégico com êxito promove uma nova visão aos administradores públicos. “Todos estão bastante otimistas em conhecer e ver como programas e políticas públicas podem conduzir e promover o desenvolvimento regional a partir de iniciativas simples, identificando o que pode ser identificado nas próprias regiões”, enfatizou o vice-governador.
Vettorato destacou que a França busca um novo modelo de desenvolvimento econômico em que não haja dependência do petróleo. “E para isso está buscando novas alternativas de geração de energia que venha de atividades sustentáveis como a biomassa, a energia eólica, por exemplo. Dessa forma, temos muito a mostrar como o nosso estado possui potencial nessa área e como o país desponta na produção de bioenergia”, disse o secretário, acrescentando que um dos principais aspectos na missão é avaliar a forma como os produtores europeus mantém os sistemas de controle de qualidade, adequação sanitária e forma de produção até a chegada do produto ao consumidor.
BRETANHA – O crescimento baseado no desenvolvimento de ações voltadas ao pequeno produtor, com investimentos em infra-estrutura, principalmente, tornou a arrasada e pobre região do pós-guerra mundial em uma das mais prósperas da França. Vettorato destacou que as políticas públicas de desenvolvimento regional foram o impulso fundamental para que a região se desenvolvesse e possibilitasse à população opções geração de emprego e renda.
“Na Europa, essas políticas de desenvolvimento fortaleceram o trabalho dos pequenos produtores e queremos trocar informações para que possamos aqui também estimular os municípios a buscar novas alternativas, pois os administradores deve ter um perfil empreendedor e estar conscientes de eu as alternativas e soluções de geração de renda estão nas próprias regiões”, frisou o secretário.
Nesta terça-feira, a comitiva visitará a cidade de La Chapelle, onde irão conhecer o sistema de tratamento de lixo e esgoto, e geração de energia produzida a partir de biomassa.
A comitiva visitará também a região de Emília Romagna, na Itália.
Integram ainda a missão o coordenador do MT Regional e secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, os prefeitos Dilceu Rossato (Sorriso), Newton Mioto (Pontes e Lacerda), Roque Carrara (Nova Santa Helena), Israel Antunes (Denise), Maurício Cardoso Tonhá (Água Boa), Fernando Gorgen (Querência), Mário Cézar Barbosa (Alto Boa Vista), Damião Carlos de Lima (Cotriguaçu), Eraldo Vera (Ribeirãozinho), Zózimo Wellington Chaparral (Barra dos Garças), Celso Paulo Banazeski (Colíder), José Elpídio Cavalcante (Nova Olímpia), Revelino Braz (Porto dos Gaúchos), além de José Guilherme Barbosa e Zaira de Melo, superintendente do Sebrae, e gerente da entidade, respectivamente.
Comentários