Prioridade será as estradas que 'desembocam' na BR-163
O secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marchetti, avisa que não há como vislumbrar obras generalizadas no Vale do Araguaia sem a conclusão do asfaltamento na BR-158, eixo de escoamento da região. Com isso, a Sinfra irá priorizar em 2008 a pavimentação de trechos da rodovia e das estradas estaduais que “desembocam” na BR-163. É prevista a aplicação de R$ 65 milhões na malha viária no próximo ano.
Marchetti sustenta que seria “contra-senso” dar continuidade às obras interligando municípios do Araguaia sem a estrutura ideal no eixo da BR-158. A explanação também faz frente às críticas do deputado Percival Muniz. De acordo com o parlamentar, há um verdadeiro disparate no comparativo regional nos recursos aplicados à pavimentação.
Em discurso na tribuna da Assembléia na semana passada, Percival chamou a atenção o mapa dos empreendimentos realizados deixa evidente a concentração das obras em pólos da produção agrícola no Estado, especialmente municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. A região incorpora cerca de 70% dos cerca de R$ 300 aplicados pelo governo nas obras de pavimentação.
“Os dados preliminares mostram que o governo está aquém da expectativa. Por ser o estandarte do governo, isso ainda é muito pouco por sabermos que quem está pagando a maior parte, na verdade, é o povo”, alfineta Percival.
Comentários