Lula já sonha em influir nas políticas da Opep
As novas reservas, avaliou ele, são uma "dádiva de Deus", pois aumentarão as chances de o Brasil engatar um período de crescimento econômico consistente. O País passa também a ter mais peso no cenário mundial.
"É o coroamento de um País que esteve a ponto de desabrochar e que muitas vezes murchava", disse. "Estamos vivendo um momento bom na economia e essa descoberta de uma reserva excepcional, de um petróleo de qualidade, de muito gás, coloca o Brasil numa situação altamente privilegiada."
Ele já sonha até em influir nas políticas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). "Vamos brigar para baixar o preço", anunciou.
O Brasil ainda não faz parte da entidade, porque não é exportador líquido de petróleo. A descoberta da reserva Tupi, porém, que elevará em 50% o volume das reservas petrolíferas brasileiras, permitirá que o País venda parte de sua produção e, nessa condição, se torne um membro da Opep. Mas isso só ocorrerá depois de 2013, quando o novo campo começará a produzir. "Não será no meu governo", reconheceu Lula.
Comentários