Telefones públicos deverão ser trocados por sistema de banda larga
A Anatel (Agência Nacional de Teelcomunicações) irá submeter a consulta publica a proposta de substituir os orelhões (postos de serviços de telecomunicações - PST) por um sistema de banda larga (backhauls).
A troca seria feita em 8.461 telefones públicos em todos os municípios brasileiros. Atualmente, 3.570 cidades das 5.560 existentes no país não possuem o serviço de banda larga.
Os PSTs são conjuntos de instalações de uso coletivo, mantidos pelas concessionárias, que dispõem de pelo menos quatro orelhões e quatro terminais de acesso públicos, que permitem acesso à internet pela telefonia fixa.
Mudança deve ser feita até 2010
De acordo com informações da Agência Brasil, a implementação do sistema chamado de backhauls será dividida em duas fases.
Na primeira, que deverá ser iniciada em janeiro do próximo ano e concluída até dezembro de 2010, as concessionárias de telefonia fixa devem instalar troncos de banda larga até os municípios.
Já a segunda fase começará em janeiro de 2009 e deve ser terminada na mesma época que a primeira, e consiste no atendimento das zonas rurais.
Responsabilidades
As empresas de telefonia fixa ficarão responsáveis apenas pela construção da infra-estrutura da rede do backhaul, mas os pontos de acesso deverão ser garantidos pelas empresas de Serviço de Comunicação Multimídia.
A consulta pública, para sugestões da sociedade e de empresas, está disponível no site da Anatel (www.anatel.gov.br) até o dia 19 de novembro.
Comentários