Zé Domingos propõe soluções para endividamento
Na última reunião dia 06, a comissão recebeu o diretor de operações do MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira juntamente com os técnicos do banco para escutar e propor soluções para o endividamento destes pequenos agricultores.
Zé Domingos, que é o presidente da Comissão Especial, sugeriu ao diretor da instituição a redução de parcelas que na proposta do banco é de cinco anos, além amortização dos juros, multas e taxas. O parlamentar salientou a dificuldades destes agricultores em quitar seus débitos, devido à falta de orientação após a aquisição do empréstimo, fazendo com que a maioria ficasse endividados e também com problemas de manter qualquer tipo de plantio, abandonando suas lavouras.
O deputado também acha justo que a dívida seja somada por equivalência/produto, isso quer dizer que o produtor paga a prestação com a venda de sua produção.
Todas as propostas foram ouvidas pela equipe do MT Fomento que aceitaram o acordo proposto pela Comissão e irão apresentar no próximo encontro outras propostas para equacionar estes problemas e restabelecer o crédito destas famílias, visto que “não basta somente adiantar meios de negociação, mas encontrarmos novas alternativas de viabilizar ações para essas pessoas conseguirem trabalhar com suas terras”, observou.
Segundo Zé Domingos o trabalho da Comissão Especial, que tem prazo de 60 dias, caminha no sentido de fomentar políticas de integração, que busquem atingir o anseio daquelas famílias e desenvolver possibilidades de inclusão social.
A comissão se reunirá na próxima terça-feira (13), às 15 horas, horário já determinado para o encontro dos membros da bancada, para ouvir novas propostas bem como aprovar a minuta do projeto de lei do deputado Zé Domingos. São membros desta comissão além de Zé Domingos, os deputados Airton Português (PP), Wagner Ramos (PR) Zé Carlos do Pátio - (PMDB), Chica Nunes (PSDB), Roberto França (Sem Partido), Dilceu Dal Bosco (DEM), Sebastião Rezende - (PR) e Adalto de Freitas (PMDB).
Comentários