Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Novembro de 2007 às 13:36
Por: Eduardo Gomes

    Imprimir


Tricampeã consecutiva entre as faculdades particulares de Mato Grosso em aprovação no Exame de Ordem da OAB, a União de Ensino Superior de Diamantino (Uned), não figura entre as 60 faculdades - duas mato-grossenses - que serão vistoriadas a partir da próxima semana por uma comissão de especialistas do Ministério da Educação (MEC), por apresentarem baixo desempenho.

Em setembro, o MEC notificou 83 faculdades de Direito para que dessem diagnósticos de seus eventuais problemas e buscassem solucioná-los. A Uned figurou nessa relação, mas atendeu às exigências e foi retirada da lista. A inclusão se deveu a "um fato atípico", explica sua diretora, a professora Anaí da Silva Vargas, acrescentando que alunos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) não obtiveram bons resultados e que o mesmo se verificou na análise do conceito Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), que avalia o grau de conhecimento agregado ao aluno pela faculdade.

A Uned foi retirada da lista e outras 22 faculdades também. O mesmo não aconteceu em relação a outros 60 cursos de Direito em 15 estados e no Distrito Federal - dentre os quais os ministrados pelo Centro Universitário Cândido Rondon, de Cuiabá, e as Faculdades Integradas, de Tangará da Serra -, que em razão do não-atendimento serão vistoriados pela comissão do MEC composta também por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e Associação Brasileira de Ensino de Direito, que lhes indicará medidas para que melhorem seu desempenho. Essa comissão tem competência para aplicar sanções.

A diretora Anaí questiona os critérios para a inclusão na lista. Seus argumentos são os mesmos da Associação das Universidades Particulares (Anup), que reagiu ao processo de supervisão do MEC e ingressou na Justiça com mandado de segurança contra tal procedimento. Tanto Anaí quanto a entidade discordam do método que leva em consideração apenas a nota obtida pelo aluno no Enade, mas não avalia os cursos e as faculdades. O ministro da Educação, Fernando Haddad, discorda e sustenta que o MEC tem legitimidade para aplicar o método em vigor.

UNED - Instalada há seis anos, a Uned formou três turmas de Direito. A primeira (2006/1) alcançou índice de aprovação 18,75% no Exame de Ordem, ficando com o primeiro lugar entre as faculdades particulares de Mato Grosso e superando inclusive a Universidade do Estado (Unemat). A segunda turma, também de 2006, registrou desempenho ainda melhor: 41,67% de aprovação e se manteve na mesma classificação. Neste ano a terceira turma teve aprovação de 26,67%, foi a primeira entre as particulares e a terceira do Estado.

A Uned mantém os cursos de Direito, Administração, Turismo, Educação Física e Enfermagem. Oferece pós-graduação em Gestão Empresarial e Gestão Pública e neste mês lançou os cursos de Pedagogia Empresarial, e de Atividade Física e Saúde. A instituição tem um corpo docente altamente qualificado, salas climatizadas, biblioteca central, auditório, centro de pesquisas e laboratório de informática.

Prática Jurídica

Moradores do Alto Rio Paraguai são atendidos pelo Núcleo de Prática Jurídica da Uned nas sedes das comarcas de Diamantino, Arenápolis, Nobres, Nortelândia, Nova Mutum, Rosário Oeste e São José do Rio Claro. "Estagiários acompanhados por professores já prestaram 1.398 atendimentos em diversas áreas", revela o coordenador de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Uned, o doutor Leandro Battirola.

Os municípios atendidos pelo Núcleo da Uned são marcados por fortes contrastes sociais causados pela visível redução do garimpo do diamante, que foi a principal atividade econômica daquela região desde os primórdios de sua colonização.

O atendimento acontece em todas as áreas e incluem legiões de ex-garimpeiros desamparados que dependem do acompanhamento dos estagiários, para reivindicarem direitos. "Também nessa área a Uned exerce papel importante e se revela cada vez mais ligada ao conjunto da sociedade", observa o coordenador de Relações Institucionais da Uned, o professor e mestre Elton Alves de Andrade.

Ciclo Jurídico

Nos dias 5 a 7 deste mês os alunos do oitavo semestre de Direito da Uned promoveram o VI Ciclo Jurídico, evento que contou com a participação de palestrantes de vários municípios e abordou questões temáticas ao curso.

O professor de Direito Constitucional da Universidade de Cuiabá (Unic), Leal Tadeu de Queiroz; o juiz de Direito de Diamantino, Newton Fraco de Godoy; o médico legista e perito criminal da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Alinor Antônio da Costa; o promotor de Justiça, Leandro Volochko; e a professora da Escola Superior de Direito de Cuiabá (ESUD), Larissa Carvalho, proferiram palestras no evento, que foi assistido por cerca de 500 universitários incluindo alunos do curso de Enfermagem, integrantes da comunidade forense regional e populares.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199387/visualizar/