Harmonia
O prefeito de Pontes e Lacerda, Newton Miotto, viaja hoje para uma missão empreendedora do Sebrae na Europa. Ficará fora do seu município e do país por menos de 13 dias. Logo, não haveria necessidade legal de licenciar-se do cargo. Ainda assim, encaminhou à Câmara um pedido oficial de licença, já aprovado, dando assim oportunidade ao vice-prefeito, Hilário Garbim, de assumir o posto por cerca de 15 dias.
O fato seria corriqueiro, não fossem alguns detalhes. Newton Miotto e Hilário Garbim formam mais que um binômio titular-suplente. Eles formam uma dupla, que atua em perfeita sintonia e sinergia, sem qualquer tipo de rivalidade ou disputas entre si. Compreenderam que tanto um como o outro tem uma missão principal, que é fazer a melhor prestação de serviço possível e necessária aos cidadãos de Pontes e Lacerda.
Hilário Garbim já foi vereador e presidente da Câmara de Pontes e Lacerda na legislatura anterior. Antes disso, não teve qualquer militância política. Foi bancário durante 17 anos, e antes de entrar para a política se tornou empresário e pecuarista.
Newton Miotto tem uma história parecida. Trabalha com a família desde garoto, e antes de se interessar por política conquistou sucesso como pecuarista, junto com o pai, Orlando Miotto. Na eleição em que Garbim se elegeu vereador, Miotto disputou pela primeira vez a vaga de prefeito.
Ambos chegaram à prefeitura em 2004, representando essa nova safra de gestores oriundos da iniciativa privada. Emprestam à administração de Pontes e Lacerda alguns valores gerenciais, como eficácia, que estão fazendo a diferença. Dos valores políticos, abraçaram os mais nobres, como a austeridade, a transparência e o compromisso público.
O resultado dessa combinação de fatores é uma administração campeã de aprovação popular em função de uma gestão realizadora que está transformando a paisagem urbana de Pontes e Lacerda, e resgatando a auto-estima da população.
De todos os valores que representam, destaco exatamente a harmonia por ser artigo raro hoje em dia. Na maioria das prefeituras os vices são deixados de lado ou estão em disputa com os titulares. Essa harmonia tem dado resultados muito satisfatórios em Pontes e Lacerda, e ao destacá-la, faço-o no interesse de mostrar esse exemplo como algo a ser ao menos perseguido por outros administradores.
KLEBER LIMA é jornalista pós-graduado em marketing e analista político. E-mail: kleberlima@terra.com.br / www.kgmcomunicacao.com.br.
Comentários