Secretário Waldir Teis é o indicado de Maggi para o TCE
Já existe um entendimento para inverter a indicação do Legislativo neste momento pela do Executivo para a próxima vaga no TCE. Caso o governador consiga emplacar o nome de Teis, dois membros do staff de Maggi estão no páreo para ocupar o posto mais importante da estrutura governamental. São eles: o presidente da MT Fomento, Éder Moraes, e o secretário de Saúde, Agostinho Moro, homem de extrema confiança do chefe do Executivo.
Na Assembléia Legislativa o consenso recai sobre o nome do deputado Humberto Bosaipo (DEM) que, apesar de considerar a indicação, atesta precisar de tempo para definir uma série de situações, que vai desde uma conversa com a família até os correligionários.
Pessoas próximas de Bosaipo também apontam que, apesar dele estar no quinto mandato, é cedo para renunciar no primeiro ano desta legislatura. Com isso, o parlamentar ficaria com a próxima vaga que deve surgir um ano antes do término deste seu mandato.
Presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, confirma que as próximas indicações para o TCE são do Legislativo. Conforme ele, o nome que é trabalhando hoje é o do Bosaipo. Ele alertou que se o parlamentar se dispuser a ceder a vaga, não vê nenhum problema. “Da minha parte não tem nenhuma resistência. Eu não tenho nenhuma dificuldade com Waldir Teis”.
Maggi, inclusive, já tem definido numa eventual aprovação do nome de Teis na Assembléia Legislativa o sucessor na Secretaria de Fazenda. “Isso é segredo de Estado”, risos. Após insistência por parte dos jornalistas, o governador afirmou que o futuro secretário de Fazenda já atua no governo desde o seu primeiro mandato.
O governador também não acredita em resistência na aprovação de Teis na Assembléia Legislativa. O secretário há duas semanas protagonizou críticas a deputados durante audiência pública para apresentar prestação de contas do Estado.
O secretário à época chegou a comparar parlamentares de oposição a papagaios. A declaração não agradou a muitos deputados, embora a crítica tenha sido direcionada a dois oposicionistas. “Todo mundo tem o direito de explodir, chega uma hora que passa do limite”, disse Maggi, ao defender Waldir Teis.
Teis ocupa a Secretaria de Fazenda desde o início da primeira gestão do governador Blairo Maggi. É um dos membros do staff mais estáveis. Poucas vezes se cogitou qualquer saída do secretário até pela relação de confiança mantida com entre o governador e o assessor direto.
Comentários