AL/MT promove informatização de câmaras municipais
A Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT), por intermédio da Secretaria de Informática, promove projeto de modernização com informatização de câmaras municipais, denominado Intercâmaras. A ação é uma iniciativa do Senado Federal que desenvolveu o programa Interlegis. No Brasil, 80% das câmaras já foram atendidas com a sistematização criada por decreto legislativo federal. Em Mato Grosso, a Assembléia aderiu ao Interlegis por conta de resolução apresentada pelo deputado José Riva (PP) fundamentando a parceria.
O programa é responsável por montagem de estação de trabalho com softwares livres, desenvolvimento de sistemas completos, suporte técnico, orientação, criação de home pages, banco de dados. As assembléias disponibilizam profissionais capacitados para ministrar o programa. Os equipamentos são cedidos pelo Senado, a logística fica a cargo das Casas de leis municipais.
O Intercâmara vem atuando em três cidades mato-grossenses com projeto piloto da modernização sob a responsabilidade do coordenador de informática da AL e do gerente do Interlegis, respectivamente, Rômulo Silva e Humberto Sobrinho.
Em Rondonópolis; Barra do Garças e Cáceres, o programa está sendo realizado considerando critério das cidades pólos e estão praticamente concluídos. O Interlegis já distribuiu para as câmaras brasileiras cerca de 80% de equipamentos e acessórios; concluiu cerca de 100 convênios e há previsão para 2008 de ampliar esse número para cerca de 600, segundo informou Sobrinho.
Júnior Dantas, responsável pelo setor de informática da Câmara de Barra do Garças considera importante o projeto pelo fato de que a parceria uma vez estabelecida abre-se uma nova frente de trabalho e qualidade de atendimento ao cidadão. “Todos ganham com a parceria entre a assembléia, o senado e as câmaras. O programa vai abrir também uma frente de responsabilidade e compromisso com a modernização da Câmara”, disse Dantas - funcionário efetivo que esteve em Cuiabá durante a semana passada para receber as primeiras orientações do Interlegis.
De acordo com Rômulo Silva, coordenador de Informática da AL, o Poder Legislativo tem uma importante participação no processo de desenvolvimento dos serviços tecnológicos prestados. “A Casa tem uma visão ampla e prima pela excelência no atendimento das parcerias fundamentadas”, conclui.
Comentários