Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Maio de 2013 às 14:11
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Os servidores públicos municipais de Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá, entraram em greve nesta quinta-feira (16). Eles cobram reajuste salarial de 16% e melhorias das condições de trabalho, principalmente nos setores da saúde e educação, conforme o presidente do sindicato da categoria, Sebastião Raldinei de Oliveira Neves. Ao todo, 450 efetivos e cerca de 230 contratados paralisaram as atividades.

A prefeitura informou ao G1 ter feito quatro propostas aos servidores e aguarda o Sindicato dos Servidores Públicos de Chapada dos Guimarães analisar a última apresentada. A assessoria também alegou que a arrecadação do município abaixo do esperado e, por isso, não tem como atender a reivindicação integral das categorias. 

"Estamos tentando negociar com a prefeitura desde fevereiro, mas a proposta apresentada foi rejeitada pela categoria", disse o presidente da instituição. Segundo ele, ao longo dos últimos anos, os servidores tiveram 32% de perdas inflacionárias acumuladas. A paralisação ficou definida após assembleia rejeitando a proposta da administração municipal de 7% para os servidores e de 6,68% aos demais servidores, no entanto, o reajuste seria feito em duas parcelas em maio e agosto deste ano.

A última proposta da administração municipal é aumentar 9% do salário dos professores e 7% dos demais servidores já em junho. De acordo com Sebastião Raldinei, essa proposta será analisada durante assembleia na tarde desta quinta-feira. "Vamos fazer uma manifestação na praça e depois seguiremos em passeata até a prefeitura", afirmou.

Os professores cobram ainda o pagamento do piso salarial estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), de R$ 1.567,00. Hoje, o piso pago pelo município é de R$ 1.040,00.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20024/visualizar/