Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 01 de Novembro de 2007 às 19:26

    Imprimir


A reunião para discutir um "Plano de Salvaguarda do Modo de azer a Viola-de-Cocho", ocorrida entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro resultou na definição de três linhas de atuação para preservação desse patrimônio imaterial que, em 2005, foi registrado no Livro de Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na abertura do evento, o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, falou sobre o investimento que o Governo Estadual faz na difusão e valorização da cultura pantaneira, incentivando grupos de músicos cururueiros e artesãos por meio do Fundo Estadual de Fomento à Cultura.

Segundo o antropólogo do IPHAN, Emanuel Oliveira Braga, os problemas na produção, comercialização e divulgação do instrumento, assim como das festas e manifestações a ele relacionadas, foram definidos como as três linhas prioritárias e constarão em um documento a ser enviado às instituições estaduais e municipais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "Ainda realizaremos novas reuniões principalmente com os artesãos e cururueiros para debater às ações a curto, médio e longo prazo" completou o coordenador.

Foram definidas também possíveis medidas de salvaguarda. No âmbito da produção, foi sugerida a aplicação da medida CONAMA/001 que trata do impacto ambiental de grandes empreendimentos estabelecendo contrapartidas que podem ser a promoção de um patrimônio cultural. Na comercialização, serão estudados mecanismos de valorização do instrumento e produtos relacionados à viola, como a criação de selos de responsabilidade. O IPHAN vai produzir um dossiê, tanto em meio impresso quanto áudio-visual, sobre a linha de produção, comercialização e uso da viola- de- cocho.

Estavam presentes no evento, a diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Cláudia Márcia Ferreira, a superintendente do IPHAN de Mato Grosso do Sul, Margarete Escobar, o superintendente do IPHAN de Cuiabá, Cláudio Conti, a Superintendente da 14ª Regional do IPHAN, Salma Saddi, além de representantes das Secretarias de Cultura de MT e MS, associações, entidades, cururueiros, artesãos e pessoas ligadas à Viola-de-Cocho. A reunião foi organizada pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, de Brasília, juntamente com a Superintendência da região Centro-Oeste.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200326/visualizar/