Unemat participa do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa
Na programação serão quatro painéis com os temas: “Perspectivas da Educação no Brasil e no Mundo”, “Desafios da Pós-graduação no Brasil”, “Desafios da Pesquisa no Brasil” e “Desafios da Inovação”. O Enprop termina hoje (01.11), com a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, afirmou que são muitos os desafios para uma universidade do interior de Mato Grosso. Entre eles, destacou a necessidade de ampliar a de articulação com grandes centros de pesquisa. “Os editais são lançados com um curto espaço de tempo. Nossos grupos de pesquisa e profissionais já devem articular com outras instituições de Ensino Superior, independente de lançamento de editais”, explicou. Outro ponto, é estreitar e agilizar canais de comunicação com a Capes e maior investimento em estrutura de pesquisa.
Na última avaliação trienal da Capes, o mestrado institucional da Unemat em Ciências Ambientais obteve conceito três, considerado positivo para um programa que começou a ser ofertado em 2006 e a primeira turma ainda não se qualificou. “A meta é aumentar o conceito para quatro na próxima avaliação, em 2009. Para isso, um esforço foi a aprovação de projeto no edital do PROCAD Amazonas, com a cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)”, salientou.
O Foprop é uma associação interinstitucional, constituída por todos os pró-reitores de pesquisas e pós-graduação das instituições brasileiras. A finalidade do Fórum é congregar esforços na identificação das necessidades nacionais e regionais na área da pesquisa e pós-graduação.
Comentários