Maggi faz propaganda e ouve elogios de Lula
O governador Blairo Maggi ouviu nesta terça, em Zurique, na Suiça, elogiou por parte do presidente Lula quanto às potencialidades turísticas de Mato Grosso. O comentário do petista foi feito antes de discursar e do anúncio oficial da Fifa sobre a escolha do Brasil como a sede da Copa do Mundo de 2014. Cuiabá está entre as 18 cidades que concorrem às 12 vagas para sediar os jogos. O problema, porém, é que uma avaliação da Fifa sobre o Brasil, já elimina a capital mato-grossense por deficiência no transporte urbano.
Alheios aos problemas e assumindo papel de garoto-propaganda da candidatura de Mato Grosso, Blairo Maggi levou para o evento como material institucional um livro, uma revista e um CD Roon com resumo das potencialidades do Estado e também uma obra que conta a história do Pantanal. Antes, porém, o seu colega governador Educardo Braga (AM) mostrou o material publicitário do seu Estado para o presidente Lula e destacou que o Amazonas, também candidato a ser uma das subsedes dos jogos da Copa, "é o Estado das águas".
Em seguida, Lula ouviu os argumentos do governador mato-grossense e, ao final, disse: "Apesar do Eduardo dizer que o Amazonas é o Estado das águas, a água está mesmo no MT. É lá (em MT) que está o Pantanal", comentou o presidente da República. Em seguida, Lula fez elogios a Maggi, aliado que conquistou nas eleições de segundo turno do ano passado. Disse que o governador "é um gestor que faz a tarefa de casa e considera que MT reúne potencialidades suficientes para ser escolhido como uma das cidades-sede da Copa". Os comentários do presidente deixaram entusiasmado o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, que acompanhou o bate-papo de perto.
Concorrência
Com o Brasil confirmado como sede da Copa do Mundo de 2014, começa agora uma disputa interna para a definição das subsedes do Mundial. O projeto da CBF incluiu 18 cidades e seus respectivos estádios como opção, mas no máximo 12 serão escolhidos. Agora é necessário haver paciência, já que as cidades escolhidas só devem ser reveladas no final de 2008.
As 18 cidades indicadas são, além de Cuiabá, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife/Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
A avaliação da Fifa sobre o Brasil, no entanto, praticamente elimina seis cidades da disputa para receber a Copa de 2014. No capítulo do relatório dos inspetores sobre transporte urbano, Florianópolis, Maceió, Natal, Rio Branco, Campo Grande e Cuiabá aparecem como municípios que hoje não têm capacidade de serem cidades-sedes.
Comentários