Pesquisa geológica quer comprovar existência de gás natural em bacia de MT
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) inicia hoje pesquisa geológica no município de Nova Mutum. O objetivo é coletar amostras de solo que poderão indicar a existência de gás natural na região. O trabalho está sendo feito por uma equipe de uma empresa de pesquisa em toda Bacia Geológica do Parceis.
O material será coletado em 2 mil pontos distintos, entre os municípios de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde e a comunidade Boa Esperança, em Sorriso, serão 240 pontos de coleta. Segundo a empresa responsável pela pesquisa, será realizada aplicação de uma sofisticada tecnologia para a detecção de gases de petróleo no subsolo da região.
A equipe está fazendo o levantamento ao longo da Bacia do Parecis há cerca de 2 meses. A estimativa é de que dentro de 20 dias a coleta já esteja concluída. Até dezembro deve ser expedido um relatório de informação para a ANP.
O prefeito Adriano Xavier Pivetta conversou com a equipe de pesquisadores da empresa responsável pela pesquisa. Segundo ele, municípios que possuem reservas de gás-natural ou petróleo são beneficiados economicamente, uma vez que o retorno em forma de impostos decorrentes da exploração e comercialização dos combustíveis é muito grande. O município aguarda com muita expectativa o resultado das pesquisas.
Comentários