Polícia Militar localiza “Ouriço- Cacheiro” e devolve à natureza
Nesta segunda-feira (29.10) policiais militares da Companhia de Polícia Militar de Barra do Bugres resgataram um animal silvestre no bairro Maracanã conhecido como “Ouriço-cacheiro”, uma espécie de porco do mato.
Uma moradora do bairro ligou na companhia assustada por ter encontrado o animal em seu quintal. Vizinhos queriam matar o animal. O comandante da Companhia foi pessoalmente ao local, retirou o animal do quintal da senhora e levou de volta para o mato.
O ouriço-cacheiro é maior insectívoro da nossa fauna, com um comprimento do corpo entre 18 e 20 cm e cerca de 1 kg de peso máximo. É facilmente identificado por ter o dorso coberto de espinhos longos e aguçados. Pode alcançar a idade máxima de 7 a 10 anos, vivendo em média 3. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação e o ataque por parte de raposas, texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos na estrada constituem também um importante fator de mortalidade desta espécie.
A atitude da Polícia Militar em devolver o animal à natureza foi alvo de elogios por parte da imprensa local. O exemplo fica para todos. É muito importante ter consciência em preservar as espécies, garantir sua sobrevivência e impedir a extinção.
Comentários