Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 29 de Outubro de 2007 às 19:53

    Imprimir


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Humberto Bosaipo (DEM), recebeu na tarde de hoje (29), duas ganhadoras do Prêmio Nacional Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), em reconhecimento ao Projeto Cor e Som Há Vida Em Suas Mãos, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, na capital.

Bosaipo explicou que ao todo 37 reuniões já foram realizadas para o conhecimento pela comissão, da realidade da educação em Mato Grosso.

A meta é contribuir com o Plano Estadual de Educação para os próximos dez anos. O deputado Chico Galindo (PTB) que participou da reunião frisou que “Mato Grosso precisa de educadores comprometidos com a educação, a exemplo das duas convidadas”.

As convidadas, professoras Mara Auxiliadora de Oliveira e Isabel Cristina Corrêa Ribeiro, explicaram que o projeto envolveu 45 crianças do Ensino Fundamental. “Ensinamos, por meio da música, toda a alfabetização com todos os conteúdos foram trabalhados com a música”, ratificou Isabel Corrêa.

Um dos resultados apontados pela professora foi a mudança de comportamento dos alunos que “ficaram mais alegres, mais independentes e melhoraram a linguagem e a criatividade diante das coisas que ocorrem ao seu redor”. Já a professora Auxiliadora destacou a melhoria na voz “elas aprenderam a falar de forma mais pausada, mais equilibrada”.

Um dos diferencias do projeto foi o envolvimento dos pais no processo educacional. A mãe de aluno Maria Aparecida Rosauro Prado também falou durante a reunião da Comissão de Educação da Assembléia e destacou a importância desse envolvimento “que melhora a vida de toda a família”.

As professoras que este ano ganharam o Prêmio Nacional Professores do Brasil desenvolvem trabalhos educacionais juntas desde 1988. Já foram reconhecidas pela Câmara Municipal de Cuiabá e pela Assembléia Legislativa com Moções de Aplauso. O reconhecimento foi pelo livro Mundo Mágico e pelo trabalho de um CD e DVD de músicas com mensagens para as mães de alunos.

O diferencial do trabalho da dupla vem conquistando o país. Em 2001 receberam também do MEC o prêmio Qualidade na Educação Infantil, com o projeto. “Estou Aqui” que trabalhou a auto-biogafia, a identidade de uma turma de 45 crianças.

Em 2004, ganharam o Prêmio Incentivo ao ensino, com o projeto “Livro Sem Contra-Indicação Encanto a Vida e a Alma”, desenvolvido com 45 crianças do Ensino Fundamental. O projeto trabalhou diferentes estilos literários e culminou com cada criança escrevendo um livro com a co-autoria da própria família.

A Comissão de Educação Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa volta a se reunir na próxima quarta-feira (31), às 15 horas, no auditório Licínio Monteiro. A reunião contará com a presença do promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, da Promotoria da Infância e Juventude da Capital. Ele vai apresentar o tema “Posicionamento do Ministério Público diante do Plano Estadual de Educação”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200806/visualizar/