Encontro terá lançamento de obras de professores da Unemat
A obra “Fronteiras Discursivas", organizada pelas professoras Olímpia Maluf-Souza e Neuza da Silva Zattar, reúne estudos de diferentes professores envolvidos em pesquisas sobre a linguagem e sua interface com a história e cultura. O livro traz trabalhos científicos apresentados no 2º ENALIHC, realizado no último ano em Cáceres.
A primeira sessão apresenta textos que discutem o discurso e sua relação constitutiva com a história e a cultura. Na segunda parte, aborda assuntos relativos à história e à cultura, evidenciando a língua em contato com atitudes lingüísticas e comportamentos estéticos presentes nas obras literárias. A terceira sessão é dedicada a tecnologias de linguagens e multimeios.
Também está previsto no ENALIHC o lançamento de “Atitudes Sociolingüísticas- Efeitos do processo migratório”, de Leila Bisinoto e “Fronteira Discursiva: O Paralelo 13° e os sentidos da exclusão”, de Tânia Pitombo.
ENCONTRO
O evento reunirá no campus da Unemat em Pontes e Lacerda alguns dos pesquisadores mais renomados no Brasil na área da Linguagem, Historia e Cultura, discutindo os temas: Fronteira e Discurso; Instituição, escrita e subjetividade; Linguagem e Tecnologias; Estudos Lingüísticos e Povos Indígenas; e Linguagem e Diversidade Lingüística. Serão quatro dias de conferências, mesas-redondas, comunicação individual e apresentação de painéis, pôsteres e banners.
O Encontro é desenvolvido pelo CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem), sendo a comissão organizadora composta pela coordenação do Centro e por professores do Departamento de Letras do campus que sediará o evento. A intenção é que aconteça a cada dois anos em um dos cinco campi que oferecem curso de Letras: Cáceres, Sinop, Alto Araguaia, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.
Inscrições abertas até 14/11/2007. Para apresentação de trabalhos: 31/10/2007.
Outras informações, acesse página do evento: www.unemat.br/enalihc
Comentários