Piracema inicia a partir de 5ª; Sema promete rigor
A partir desta quinta-feira (1º) fica proibida a pesca em todo o Estado conforme determinação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Até 29 de fevereiro do próximo ano os pescadores profissionais e amadores terão que obedecer a legislação, que restringe as atividades durante o período de reprodução dos peixes, chamado de piracema. A legislação não permite também nesse período de quatro meses a modalidade pesque-solte, muito comum em pesque-pague.
Durante a piracema fica proibido o uso de redes e tarrafas em locais onde a pesca é controlada, como cachoeiras, corredeiras e confluências dos rios, onde normalmente os peixes descansam. Por outro lado, será permitida a pesca de subsistência - aquela praticada artesanalmente pelos ribeirinhos para garantir a alimentação da família, uma quantia diária de três quilos.
De acordo com a resolução assinada pelo secretário de Meio Ambiente Luis Henrique Daldegan, aqueles que pescarem no período da piracema com fins comerciais serão multados e podem até ser presos. O monitoramento é feito frequentemente pela Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Sema, com ajuda da Polícia Militar.
Comentários