Pátio delibera ações junto a secretário do Incra
Na reunião, Pátio aproveitou para dar encaminhamento a temas como Infra-Estrutura, Regularização Fundiária, Aquisição de Áreas para Reforma Agrária na região Sul e Criação da Vara de Conflitos Agrários em Mato Grosso.
A fim de atender todas as reivindicações, Pátio convidou para a reunião o Prefeito de Poxoréu, Antônio Rodrigues da Silva, o Vereador de São José do Povo, José Odair de Souza, a Procuradora do município de Canabrava do Norte, Claudine Logrado, representantes do Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA), o Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Boa Sorte, do município de Vila Rica, Ezequias Pereira de Oliveira, o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Poconé, Emir Lucas (Arrepiado), além do Presidente da FETAGRI, José Antônio e o Engenheiro Civil e Coordenador do Programa de Infra-Estrutura do INCRA, Edson João.
Ficou encaminhado a liberação de recursos para o município de Poxoréu, a Vistoria das terras de Mundo Novo e São Vicente, em Poconé, recursos para perfuração de poços na Baixada Cuiabana e em Cáceres, além de uma reunião entre o CDR (Comitê de Decisão Regional), onde será discutida a regularização das terras urbanas no município de Canabrava do Norte. O INCRA liberou, ainda, convênios com os municípios da Região do Araguaia e Região Sul para perfuração de poços artesianos, rede de distribuição de água e abertura e recuperação de estradas nos municípios de São José do Povo, Pedra Preta, Poxoréu, Juscimeira, Dom Aquino, Primavera do Leste, Rondonópolis, Barra do Bugres, Poconé, Ribeirão Cascalheira, São Félix e Alto Boa Vista. Pátio propôs a Bosco uma parceria entre INCRA e Funasa, para que possam ser feitos abastecimentos de água nos municípios a um custo mais baixo. “Poderíamos criar o Programa Água para todos. A Funasa poderia entrar com geólogos, caminhões, assim o custo das obras seria menor”, afirma o parlamentar.
A reforma Agrária tem sido uma luta constante de Zé Carlos do Pátio, que este ano viabilizou, através de lutas junto ao INCRA a perfuração de poços no município de Cáceres e Baixada Cuiabana, além de imissão de posse em fazendas do Estado. “Quanto mais humilde o município, mais dificuldade em elaborar o projeto”, relatou Pátio.
Comentários