Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 29 de Outubro de 2007 às 08:33

    Imprimir


O deputado e apresentador de TV, Maksuês Leite (PP), já supera em mais de 10 pontos percentuais o colega parlamentar Wallace Guimarães (DEM) e assume a liderança na corrida à Prefeitura de Várzea Grande. Em todos os cenários, o progressista impõe frente nas intenções de voto, revela a terceira rodada da pesquisa Mark, realizada nos últimos dias 21 e 22. Ao todo, foram pesquisados 38 bairros. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Wallace e Maksuês que começam a polarizar a disputa foram candidatos em 2004 e perderam para Murilo Domingos (PR). Ficaram, respectivamente, em 2º e 3º lugares.

O nome de Maksuês vem ganhando projeção gradativamente. Na primeira amostragem de março feita pela Mark o deputado aparecia em segundo lugar, longe de alcançar Wallace. A diferença superava a 10 pontos percentuais, enquanto Murilo aparecia em quarto, atrás do vice Nico Baracat - clique aqui e veja a pesquisa de março. Já em junho, Maksuês surge empatado tecnicamente com Wallace. Numa simulada com todos os "prefeitáveis", os dados apontavam 35% a 34% - confira aqui. Agora, o candidato do deputado José Riva ultrapassa Wallace, impondo uma frente de 10 pontos percentuais.

Num cenário hoje com seis possíveis candidatos (estimulada A), Maksuês aparece com 41,3%. Wallace vem em seguida com 29,4%. O nome do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Júlio Campos, figura com 9,9% e, só depois, vem o prefeito Murilo Domingos (PR), com somente 2,9%. Murilo figura mais próximo dos lanternas Nico Baracat (PMDB), que está com 1,5%, e o petista Zito Portela, secretário municipal de Meio Ambiente, com menos de 1%.

Numa outra situação, em que seriam candidatos Maksuês, Wallace, Murilo e Portela (estimulada B), de novo o deputado do PP aparece em primeiro lugar. Com esse quadro, conquistaria hoje o comando do segundo maior município do Estado com 44,8% das intenções de voto, impondo uma frente de 10,5 pontos percentuais sobre Wallace, que detém 34,3%. Murilo ficaria somente com 2,9% e, Portela, com 1,5%.

Em uma outra simulação - quando entraria no páreo o empresário Wilson da Grafite em substituição a Wallace Guimarães (estimulada C), a vantagem de Maksuês se amplia para 54,7%. O segundo colocado passaria a ser o vice Nico Baracat, mesmo assim com apenas 5,5%.

Trabalho de Campo

O Instituto Mark de Pesquisa e Opinião realizou o trabalho de campo em 38 bairros de Várzea Grande. Dos entrevistados, 49,4% são do sexo masculino e 50,6% do feminino. Quanto à renda familiar, 4,9% ganham até um salário mínimo, 67,7% de um a cinco salários mínimos; 21,2% (5 a 10); 5,2% acumulam rendimentos de 10 a 20 salários e 1,7% possuem renda superior a 20 salários.

Quanto à idade, 3,5% possuem idade entre 16 e 17 anos, 18,9% estão na faixa de 18 a 24 anos e, 27% se enquadram na faixa de 25 a 34 anos. Outros 22,4% variam de 35 a 44 anos, 22,1% têm entre 45 e 59 anos, enquanto 6,1% dos que opinaram possuem mais de 60 anos de idade.

Em relação ao nível escolar, 11,6% são analfabetos ou fizeram o primário incompleto, enquanto 25,6% estudaram o primário completo e/ou ensino fundamental incompleto. Outros 27,3% têm entre ensino fundamental e médio incompleto; 32% o ensino médio completo e/ou superior incompleto e, por fim, 3,5%, que concluíram o terceiro grau.

Bairros pesquisados

Asa Bela, Cristo Rei, Cohab Santa Isabel, Jardim Gloria, Maringá, Parque do Lago, 15 de Maio, Imperial, Centro, Nova Esperança, Jardim Marajoara, Cohab Jardim Primavera e Mapim. Foram entrevistados também eleitores dos bairros 7 de Maio, Santa Isabel Cohab Nossa Senhora da Guia, São Gonçalo, Cohab Ouro Verde, Cohab Canelas, Trevo do Lagarto, Sol Nascente II, Estrela Dalva, Vila Arthur, Pirineu, Água Vermelha, Jardim Costa Verde, 24 de Dezembro, Aeroporto, Manga, Capão Grande, jardim Vitória, Cohab Dom Bosco, Nova Várzea Grande, Aquidaban, Figueirinha, Colinas Verdejantes, 13 de Setembro e Jardim Paula I.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200937/visualizar/