Pesquisa aponta potencial de municípios em Mato Grosso
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros-Gestão Pública 2006. Em sua 6ª edição, a pesquisa traz dados inéditos sobre educação, além de informações sobre políticas de inclusão digital, isenção fiscal dos municípios e segurança pública, entre outros.
Só Notícias apurou que em Mato Grosso, de acordo com a pesquisa, apenas 138 dos 141 municípios, cobram IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano; 136 municípios cobram taxa de iluminação pública e em 76 municípios é cobrada do contribuinte a taxa de coleta de lixo. Segundo a pesquisa, 64 municípios têm isenção parcial do IPTU para alguns moradores e 19 têm isenção total.
No que se refere a incentivos para empreendedores, 29 municípios têm cessão de terrenos e 43 procedem doação de terrenos para incentivar instalação de novas empresas. Apenas 34 municípios possuem distritos industriais, sendo que 40 estão implantados e 6 em processo de implantação.
O poder público tem 51.430 pessoas empregadas na administração municipal, com vínculo empregatício. Cem por cento dos municípios utilizam computadores na administração direta. Em 133 município, constam computadores em rede e sistema intranet (sem acesso a internet); sendo que 84 prefeitos têm computadores em seus gabinetes; 131 têm na administração; 85 na secretaria de Educação, 48 têm na Cultura e 26 na secretaria ou departamento de esportes; 82 municípios oferecem acesso à internet nas prefeituras, 5 usam sites de terceiros e 77 tem nome de domínio.
Comentários