Savi e Fagundes fazem reivindicações para MT no Ministério das Cidades
Em Mato Grosso, apenas Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop receberam recursos do PAC. Esta Audiência é um passo para mostrar ao ministro Márcio Fortes e cobrar a ampliação dos recursos do governo federal aos municípios menores, disse Savi.
De acordo com Fagundes, as pequenas comunidades são às vezes prejudicadas porque não tem capacidade de fazer o projeto, e quando fazem, tem dificuldades de ir à Brasília. "Nós precisamos descentralizar a renda e não concentrar", alertou Fagundes.
Segundo ele, no Brasil há uma concentração de renda perversa e o PAC começou atendendo preferencialmente os médios e grandes municípios, por isso há uma cobrança para que as cidades mais pobres ou menos populosas possam ser beneficiadas no programa.
Na audiência foram apresentadas ao ministro, várias cidades do Estado para serem incluídas e atendidas no PAC. Mauro Savi disse ter sido importante esse contato com o ministro porque no Estado há carência de infra-estrutura. Já o ministro lembrou aos parlamentares, sobre o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social -FNHIS do governo federal que contemplou várias cidades do Estado com recursos na ordem de R$ 800 à 1,2 milhão destinados à construção de casas, saneamento, habitação e infra-estrutura urbana.
Entre as cidades estão: Sorriso, Primavera do Leste, Sinop, Campo Verde, Tangará da Serra, Jaciara, Alta Floresta, Barra do Garças, Pontes Lacerda, Santo Antônio de Leverger e Canarana. Marcio Fortes afirmou que no final do mês, um novo pacote deve ser lançado para atender a outros municípios.
Comentários