Correios entrega cartilhas com mandamentos do trânsito seguro
Os Correios participam da campanha “Os 10 Mandamentos do Trânsito Seguro” com a distribuição de material informativo contendo orientações em segurança e educação no trânsito. A operação começou no último dia 13 e a entrega de 10 milhões de cartilhas em 10 mil igrejas e paróquias católicas de todo o Brasil deve estar concluída no dia 9 de novembro.
A ação é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio do Ministério das Cidades, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e dos Correios. A meta da campanha é atingir 40 milhões de pessoas.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a cada ano mais de 35 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito no Brasil. Por esse motivo, as campanhas educativas, além de importantes, devem ser contínuas.
O objetivo da campanha “Os 10 Mandamentos do Trânsito Seguro” é promover a educação, a solidariedade e o respeito de todos nas ruas e estradas do País. As informações constantes na cartilha foram extraídas do documento “Orientações para a Pastoral da Estrada” do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, que são:
1. Não matar
2. Fazer da estrada um instrumento de união, não de morte
3. Ser prudente, correto e gentil
4. Ser caridoso. Ajudar o próximo em caso de acidente
5. Não transformar o carro numa expressão de poder
6. Evitar que quem não esteja em condições pegue no volante
7. Ajudar as famílias das vítimas de acidentes
8. Reunir o culpado do acidente e a vítima para que possam perdoar-se
9. Proteger os mais vulneráveis
10. Considerar-se responsável pelos outros
Comentários