Unemat firma convênio com universidade de Cuba
O reitor da Unemat, Taisir Karim, assinou com a Universidade del Pinar Del Rio acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural abrangendo Ciências Sociais e Humanas; Informática, Pedagogia, Ciências Ambientais e Saúde. Os critérios para cada área foram definidos em reuniões realizadas com representantes e professores das respectivas faculdades.
Dentre outros aspectos, o termo prevê para o primeiro semestre de 2008 o envio de seis acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso para realizar estágio por seis meses em Cuba, de acordo com condições a serem definidas. O acordo estabelece, ainda, o intercâmbio de professores, desenvolvimento de pós-graduação e pesquisas em áreas de interesse comum entre os dois países.
ÁREA DE SAÚDE
Foi assinada, também, carta de intenção com a Faculdade de Ciências Médicas que possibilitará a oferta de uma pós-graduação em Medicina da Família para os cursos de Enfermagem e profissionais da saúde. Os termos específicos para esse convênio serão definidos posteriormente.
A parceria é ampla e possibilitará pesquisas conjuntas, troca de informações técnico-científicas, participação e promoção de eventos científicos. “Há muitos anos promovemos intercâmbio com universidades e profissionais de Cuba. Esses acordos vieram para ampliar e definir melhor as áreas de atuação, permitindo fortalecer nossas parcerias”, disse Karim.
Em cerca de 15 anos de cooperação, a Unemat tem recebido docentes de Cuba que atuaram como professores visitantes em diversas áreas do conhecimento, como: Informática, Matemática, Lingüística e Educação.
RECONHECIMENTO
Em nome da Universidade do Estado de Mato Grosso, o Reitor Taisir Karim, recebeu placa e medalha comemorativas ao 35º aniversário de criação da Universidade Pinar Del Rio, em ato solene. A homenagem foi concedida a personalidades e instituições que “contribuem de forma significativa ao desenvolvimento da Educação Superior de Cuba”, descreve o documento.
Receberam a homenagem, além de Taisir Karim (Brasil), reitores de universidades do Equador, Colômbia e Espanha, com a presença do Vice-Ministro da Educação Superior de Cuba, Eduardo Cruz González.
Comentários