MT e MS discutem plano de salvaguarda da viola de cocho
Os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começam a discutir um 'Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer a Viola de Cocho', que, em 2005, foi registrado no Livro de Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A reunião será realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Cuiabá.
Segundo o superintende do IPHAN de Cuiabá, Cláudio Conti, o objetivo do encontro é discutir propostas para a formulação de um plano para melhorar as condições de produção da viola de cocho, assim como das festas e manifestação a ela relacionada.
Estarão presentes no evento a diretora do Museu de Folclore e Centro Nacional de Cultura Popular do Rio de Janeiro, Cláudia Márcia Ferreira, a superintendente do IPHAN de Mato Grosso do Sul, Margarete Escobar, o superintendente do IPHAN de Cuiabá, Cláudio Conti, a Superintendente da 14ª Regional do IPHAN, Salma Saddi, além de representantes das Secretarias de Cultura de MT e MS, associações, entidades, cururueiros, artesãos e pessoas ligadas à Viola de Cocho.
A reunião está sendo organizada pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN, de Brasília, juntamente com a Superintendência da região Centro-Oeste.
Comentários