Taxa de cheques devolvidos cai 6,3% em setembro, aponta Serasa
O total de cheques devolvidos caiu 6,3% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2006. Segundo a empresa de análise de crédito Serasa, foram devolvidos 17,7 cheques a cada mil compensados no mês passado, contra 18,9 por mil em setembro do ano anterior.
No acumulado de nove meses, a Serasa contabilizou uma taxa de 19,8 cheques devolvidos por mil compensados. De janeiro a setembro do ano passado, foram 21,3 por mil cheques compensados. O número deste ano é 7% inferior à taxa verificada no ano passado.
Em números totais, foram 1,15 bilhão de cheques compensados, de janeiro a setembro deste ano, sendo que 22,86 milhões foram devolvidos por insuficiência de fundos. Ainda segundo a Serasa, foram compensados 1,29 bilhão de cheques nos primeiros nove meses do ano passado, com uma devolução de 27,47 milhões dessas ordens de pagamento.
A Serasa atribui a queda do total de cheques devolvidos ao aumento da renda, com reajustes salariais acima da inflação, bem como a melhores condições de crédito, com elevação da oferta e ampliação dos prazos de pagamento a juros menores.
Comentários