Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 23:43

    Imprimir


Roma, 23 out (EFE).- O alto representante de Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, e os negociadores iranianos para a crise nuclear, Saeid Jalili e Ali Larijani, decidiram hoje continuar com as conversas para "aparar desconfianças" e chegar a uma "conclusão aceitável".

A reunião foi realizada no Palácio Vila Doria Panphilli de Roma.

No final da reunião, os três afirmaram à imprensa que as negociações continuarão antes do final de novembro, sem dizer o dia e o possível local.

Eles declararam que as conversas foram construtivas. Solana convidou os negociadores iranianos para continuar o diálogo num jantar.

A entrevista foi realizada após as declarações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown. O governante do Irã afirmou que o país não voltará atrás em seus planos nucleares.

Brown disse que não "pressionará" para que novas sanções sejam impostas a Teerã.

"Manter as posições iniciais não é errado. Seguindo esse princípio lógico, continuamos a negociação. No curso das conversas algumas das desconfianças podem ser eliminadas e podemos chegar a conclusões aceitáveis para as duas partes", afirmou Larijani.

"Mantemos todo tipo de negociação e, portanto, as conversas com Solana são bem-vindas porque queremos chegar a uma conclusão", disse Larijani.

"Nós não somos aventureiros", acrescentou.

Embora Larijani tenha renunciado ao cargo de negociador no fim de semana, ele acompanhou hoje seu sucessor e refutou as "diferentes razões" dadas pela imprensa para esta decisão.

"Disseram que foi por questões pessoais, e, particularmente, encontro-me bem, e (também) por razões eleitorais, (mas) meu cargo não melhoraria num pleito", declarou Larijani, que disse simplesmente ter obedecido à lógica "das decisões no Irã".

O acompanhante de Jalili lembrou ainda que seu país é "democrático e que as pessoas se alternam nos postos".

Larijani também se declarou amigo de seu sucessor, dizendo que ele é mais jovem e, por esse motivo, tem "mais energia" para as negociações.

Além disso, afirmou que participou do encontro por desejo de Javier Solana e que "sempre estará disponível" para as conversas.

O ex-negociador expressou ainda seu apoio ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, desmentindo as informações de que sua renúncia foi motivada por diferenças com o líder iraniano.

Jalili afirmou que continuará com "a mesma linha" que Larijani manteve com Solana nestes meses.

Solana disse que está conversando com os negociadores iranianos como podem continuar com o processo e de que modo se movimentarão até o final de novembro.

Nessa época ele terá que informar as conversas com os negociadores aos cinco membros do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França, Grã- Bretanha, Rússia e China) mais Alemanha.

Solana já tinha conversado com Larijani em abril (Ancara) e em junho (Lisboa).

Amanhã, Solana, Jalili e Larijani se reunirão com o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201701/visualizar/