Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 13:36
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso realizou a entrega de um kit com equipamentos de informática para 13 prefeituras da Baixada Cuiabana no final da tarde dessa segunda-feira ( 22.10) em solenidade presidida pelo secretário Neldo Egon Weirich, que contou com as presenças de prefeitos e secretários de agricultura dos municípios. Os computadores serão utilizados no armazenamento de dados levantados juntos às famílias de pequenos produtores rurais, que vão servir de base para a os estudos e implantação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar.

A Central de Comercialização está sendo construída na Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, e deve estar em funcionamento já no próximo ano. De acordo com o secretário Neldo Weirich, a efetivação desse projeto é importante porque a Central será um mecanismo de comercialização e agregação de valores aos produtos provenientes da agricultura familiar do território da Baixada Cuiabana. "Com um espaço exclusivo para a comercialização dos seus produtos, os pequenos produtores terão maior participação no preço final da venda e no abastecimento. Também vai haver maior oferta de emprego e renda, além de novas alternativas de produção sustentável ", avalia o secretário.

Os equipamentos doados para as prefeituras foram adquiridos com recursos do governo federal, com uma contrapartida do governo do Estado de Mato Grosso. Fazem parte do kit um microcomputador, estabilizador, impressora multifuncional, mesa para escritório, cadeira giratória, entre outros. Os municípios contemplados, são: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Poconé, Nobres, Rosário Oeste, Jangada e Acorizal.

Os prefeitos ficaram satisfeitos com a entrega do Kit e parabenizaram o secretário Neldo Weirich pela iniciativa de agilização da construção da Central de Comercialização da Agricultura Familiar. "Hoje Mato Grosso compra produtos como batata, cebola e até banana de São Paulo, sendo que temos solo, água e clima favoráveis para produzir tudo que precisamos. A Seder está de parabéns pela iniciativa, pois além de beneficiar a economia do Estado também irá ajudar os pequenos produtores", disse o prefeito Flávio Dalmolin, do município de Nobres.

"O secretário Neldo está fazendo um bom trabalho, tanto que apesar de não estar há muito tempo a frente dessa pasta já esteve duas vezes em nosso município e nos atendeu prontamente no que solicitamos. Isso prova que ele está sintonizado com o que o governador Blairo Maggi fez por Acorizal, pois entre outros feitos o governador asfaltou a rodovia de ligação ao nosso município e nos beneficiou com recursos significativos", diz o prefeito Meraldo Figueiredo Sá.

Já o prefeito Murilo Domingos, de Várzea Grande, disse que o Central de Comercialização irá mudar o Estado e que seu município dará total apoio no que for necessário.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201812/visualizar/